UOL - O melhor conteúdo
Lupa
#CaiuNaRede: É falso que flúor da pasta de dente calcifica a glândula pineal
23.09.2020 - 15h38
Vídeo publicado no TikTok afirma que creme dental não faz bem à saúde bucal e que prejudica o cérebro. Além de não ter embasamento científico, a postagem aponta que o flúor contido na pasta de dente causa danos à glândula pineal, no centro do cérebro. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:
“O flúor ele calcifica a sua glândula pineal, que é uma glândula que a gente tem bem lá no centro da cabeça e que ela é responsável pela sua conexão ao criador.”
Vídeo publicado no TikTok que, até as 19h do dia 22 de setembro de 2020 tinha 129,6 mil curtidas
Falso
A informação é falsa. O flúor contido na pasta de dente não calcifica a glândula pineal. Segundo o neurocirurgião Helton Martins, coordenador de pós-graduação de Neuroenfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, a quantidade de flúor presente no creme dental não oferece riscos à saúde. O médico ressalta, ainda, que a Sociedade Brasileira de Odontologia, a Food and Drugs Administration e a Academia Americana de Odontopediatria orientam que crianças utilizem creme dental fluoretado desde o nascimento dos primeiros dentes. Ele destaca que crianças que não sabem cuspir devem usar, preferencialmente, pasta de dentes sem flúor.
Dentistas do mundo inteiro adotam a substância na prevenção de cáries e em tratamentos odontológicos. No Brasil, a fluoretação da água em sistemas de abastecimento público é garantido por lei desde 1974, como método de controle de cáries da população. A substância também pode ser encontrada em alimentos da dieta básica do brasileiro, como o arroz e o feijão.
No vídeo, é dito que a calcificação dessa glândula é responsável pela desconcentração de fiéis durante cultos religiosos. Caso haja uso exagerado do flúor, pode haver uma intoxicação chamada fluorose, segundo o Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, do Ministério da Saúde. A fluorose provoca manchas nos dentes e náuseas, vômito e dor abdominal, em casos mais graves.
A glândula pineal é uma estrutura no cérebro responsável pela produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. Especula-se a possibilidade de existência de outras funções, mas não há consenso científico sobre elas.
Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital