UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Jogadora de vôlei Carol Solberg não perdeu patrocínio após gritar ‘fora Bolsonaro’
24.09.2020 - 14h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que a jogadora de vôlei de praia Carol Solberg perdeu patrocínio da Betmotion, site de apostas online, depois que gritou “Fora, Bolsonaro” durante uma entrevista ao vivo no domingo (20). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“PATROCÍNIO CANCELADO!Betmotion!PATROCÍNIO CANCELADO!PERDEU! BetMotion anuncia cancelamento do contrato com Carol Boca de Lama Sol…”Texto em imagem no Facebook que, até às 11h15 do dia 24 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado por 1,6 mil pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O site de jogos online Betmotion não patrocina a jogadora de vôlei de praia Carol Solberg desde novembro de 2019, ou seja, antes de a atleta ter se manifestado contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma entrevista ao vivo no domingo (20).
A empresa confirmou que tinha contrato com a dupla Carol Solberg e Maria Elisa Antonelli. O duo encerrou as atividades em novembro do ano passado e, automaticamente, o apoio da marca acabou. Atualmente, Carol Solberg faz dupla com a jogadora Talita.
No dia 20 de setembro, Solberg gritou “Fora, Bolsonaro” após vencer a disputa pela medalha de bronze da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Ela e Talita derrotaram a dupla Josi e Juliana e conquistaram o título. O protesto foi feito ao vivo em entrevista para o canal SporTV.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudiou o ato. Em nota, afirmou ser contra manifestações de cunho político. Pelas redes sociais, a jogadora defendeu que “os atletas tenham liberdade de expressão e que saibam da importância da sua voz”.
Militantes defensores do presidente pediram que o Banco do Brasil deixasse de patrocinar Solberg e que o governo cancelasse seu bolsa-atleta. Contudo, segundo a jogadora, ela não é patrocinada pelo banco e não recebe o benefício. Embora a marca da estatal esteja em seu uniforme, isso acontece porque patrocina a CBV. Ao jornal  O Globo, Solberg relatou ter recebido ameaças depois do protesto.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.
Nota: ‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.09.2024 - 11h19
Política
É falso que Arthur Lira tem 189 processos no STF e Rodrigo Pacheco, 281

Post nas redes sociais alega que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), possui 189 processos no STF, enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), possui 281. É falso. No sistema do STF há 34 processos relacionados a Lira e 28 a Pacheco. Mas isso não significa que eles são réus em todos os casos.

Maiquel Rosauro
19.09.2024 - 19h14
Política
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump

Circula nas redes um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris utilizou um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso. O acessório da vice-presidente é um produto da Tiffany & Co, não da Nova, que produz aparelhos auriculares. Imagens comparativas mostram as diferenças entre os itens.


Evelyn Fagundes
19.09.2024 - 19h10
Crime
É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Um vídeo afirma que a Polícia Federal (PF) encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, com cofre contendo documentos e dinheiro. É falso. Na Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, nenhum túnel foi descoberto. A operação investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais e resultou na prisão da influenciadora.

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital