UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Mel Gibson tenha denunciado casos de pedofilia em Hollywood
25.09.2020 - 19h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o ator Mel Gibson fez uma revelação chocante sobre Hollywood. De acordo com a publicação, ele teria denunciado casos de pedofilia, canibalismo e rituais satânicos na indústria do cinema norte-americano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“GravíssimoA REVELAÇÃO CHOCANTE DE MEL GIBSONHollywood é um antro de perversão. Hollywood está encharcada de sangue de crianças inocentes. (Referente a pedofilia).”Texto em imagem no Facebook  que, até às 17h do dia 25 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado 147 vezes.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros na imprensa internacional que comprovem que Mel Gibson tenha denunciado casos de pedofilia ou de canibalismo em Hollywood. Numa busca em inglês, o Google identificou apenas perfis de redes sociais e sites pouco confiáveis sobre celebridades que publicaram esse conteúdo. A agência de notícias Reuters contatou um porta-voz do ator que confirmou que as declarações são “100% falsas”.
O primeiro registro da denúncia atribuída a Gibson é de 30 de novembro de 2017, num texto assinado por Baxter Dmitry para o site YourNewsWire. O portal, que atualmente leva o nome de News Punch, já publicou mais de 80 textos comprovadamente falsos, segundo levantamento feito pelo Instituto Poynter. O texto foi ao ar dias depois de uma entrevista concedida pelo ator ao programa The Graham Norton Show, da BBC, para falar sobre o filme Pai em Dose Dupla 2. No Brasil, texto similar foi publicado em 2018, num site sobre misticismo, e também atribuiu a autoria das acusações a Gibson.
Denúncias de casos de pedofilia em Hollywood, no entanto, já foram feitas por outros artistas. Em 2016, o ator Elijah Wood, conhecido pelo personagem Frodo na trilogia O Senhor dos Anéis, afirmou em entrevista ao jornal inglês Sunday Times que abusos de crianças ocorreram durante muito tempo em Hollywood.
Além dele, o ator Corey Feldman, que ficou famoso pela atuação em Os Goonies (1985), também já relatou em entrevistas ter sido abusado sexualmente quando era um ator mirim.
Esse conteúdo também foi verificado pelas agências AFP Check e Reuters.
Nota: ‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
13.09.2024 - 16h25
Internacional
Criança em mala não foi resgatada no aeroporto de Dubai; vídeo é ‘brincadeira’

Circula nas redes um vídeo que mostra um bebê dentro de uma mala. Segundo a legenda do post, a criança foi encontrada na bolsa de um passageiro acusado por tráfico infantil no Aeroporto de Dubai. É falso. A gravação não passou de uma brincadeira. A Lupa identificou um perfil no Instagram que publicou trecho do vídeo viral e imagens da mesma criança


Evelyn Fagundes
13.09.2024 - 10h30
Política
Vídeo engana ao alegar que Flávio Dino segue regras de Lenin; decálogo é falso

Post mostra trecho de uma entrevista do ministro do STF, Flávio Dino, onde ele diz que segue o que Lenin recomendava. O vídeo, então, mostra o que seria o Decálogo de Vladimir Lenin, com mandamentos que os comunistas deveriam seguir. É falso. Dino não cita as ideias do decálogo. Pesquisadores dizem que o texto é uma fraude republicada desde 1946.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital