UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Poema sobre ‘tempestade’ não foi escrito durante epidemia de 1800
05.10.2020 - 18h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um poema atribuído supostamente a uma escritora chamada K. O’Meara, feito durante uma epidemia em 1800. Os versos falam de como atravessar uma “tempestade” em meio ao caos e às turbulências da vida. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“OLHA QUE BELEZA DE POEMA ESCRITO HÁ 2 SÉCULOS: Quando a tempestade passar/ E se amansem as estradas/ E sejamos sobreviventes/ de um naufrágio coletivo. /Com o coração choroso/ e o destino abençoado/ Vamos nos sentir bem-aventurados/ Tão só por estar vivo. […] (K. O ‘ Meara – Poema escrito durante a epidemia de peste em 1800)”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 13h do dia 05 de outubro de 2020, tinha mais de 2,4 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O poema que está sendo compartilhado nas redes sociais não foi escrito por K. O’ Meara, em 1800, mas sim pelo artista cubano Alexis Valdés, durante a pandemia da Covid-19. O texto foi publicado originalmente em 21 de março deste ano, em sua conta pessoal no Instagram, com o título “Esperança” e também no site Periódico Cubano, em 28 de março. À agência AFP Factual, que fez uma checagem similar, Valdés confirmou a autoria.
O poema de Valdés também foi atribuído erroneamente a outros poetas na América Latina. No Uruguai, por exemplo, os versos de “Esperança” circularam em posts nas redes sociais com referências ao escritor Mario Benedetti. O jornal El País do Uruguai publicou uma reportagem desmentindo o boato. Na Argentina, por sua vez, a autoria do poema foi atribuída ao ator e humorista Luis Landriscina.
Na rede de televisão norte-americana de língua espanhola Telemundo, Valdés foi entrevistado para explicar o poema e disse que a inspiração veio de um momento de reflexão sobre a vida em tempos de pandemia. Em abril, com produção do músico cubano Yainer Horta, Valdés chegou a compor uma canção a partir do próprio poema.

Poema de K. O ‘ Meara

Pelas iniciais do nome, não é possível saber a qual escritora o poema que está circulando nas redes sociais faz referência. Em abril deste ano, agências de checagens de diversos lugares do mundo, a exemplo dos Estados Unidos e Espanha, desmentiram um boato de um outro poema escrito em 1800 atribuído a K. O’Meara. Os versos de “Em tempos de pandemia” eram, na verdade, da escritora Kitty O’Meara, publicados em um blog pessoal em 16 de março.
A assinatura poderia estar associada a Kathleen O’Meara, uma escritora do século 19 que usava o pdeudônimo Grace Ramsay para escrever. Entretanto, Kathleen nasceu em 1839, ou seja, não poderia ter escrito o poema no ano de 1800. Naquele ano, ocorreu ao menos um surto de febre amarela na Espanha, que durou entre 1800 e 1803.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.07.2025 - 13h48
Justiça
Vídeos distorcem Código Penal e Lei Maria da Penha sobre furto entre cônjuges

Vídeos no Instagram alegam que, com base no Código Penal e na Lei da Maria da Penha, não é crime uma esposa pegar dinheiro na carteira do marido, mas seria se o contrário ocorresse, com o homem pegando dinheiro da mulher. É falso. Há crime se a situação estiver inserida em um contexto de violência doméstica.

Maiquel Rosauro
10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital