UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que começar o banho pela cabeça pode provocar infarto
19.10.2020 - 17h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que começar o banho molhando a cabeça pode provocar o rompimento de vasos, artérias e consequentemente um infarto. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Por que os infartos ocorrem com mais frequência no banheiro
As pessoas não devem começar molhando cabeça a cabeça e os cabelos durante o banho porque essa é uma sequência inversa.
Isso faz com que o corpo tente ajustar sua temperatura muito rapidamente por causa de nossa condição de sangue quente. […]
Texto publicado no Facebook que, até às 16h do dia 19 de outubro de 2020, tinha sido compartilhado por 191 pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com o cardiologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gabriel Assis Lopes do Carmo, o texto é inconsistente. “Primeiro porque não há comprovação científica e segundo que não existe uma ordem correta para se tomar banho”, explicou o especialista, por telefone.
O cardiologista explicou que o infarto é a morte celular por falta de oxigenação e pode acontecer em qualquer parte do corpo. Os dois tipos mais comuns são o infarto no miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, e no cérebro, popularmente conhecido como AVC.
“O  infarto acontece por uma série de fatores de risco, tais como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, uso de fumo e fatores genéticos”, disse. Esses fatores combinados levam a um acúmulo de gordura que forma uma placa, que por sua vez pode resultar em um rompimento, criando um trombo dentro do vaso. “Essa obstrução impede o sangue de chegar ao tecido, provocando um infarto”, declarou. A ordem na qual a pessoa toma banho não influencia nisso.
Essa não é a primeira vez que um conteúdo falso ligando água e infartos circula nas redes sociais. Conteúdo verificado pela Lupa no ano passado dizia que beber água gelada causava, entre outras coisas, infarto. Essa afirmação também não faz nenhum sentido do ponto de vista médico.
Nota: esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital