UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que STF concedeu prisão domiciliar a todos os condenados que são pais de menores de 12 anos
21.10.2020 - 19h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post que diz que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prisão domiciliar a todos os condenados por crimes não violentos e que sejam pais de menores de 12 anos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
STF acaba de conceder prisão domiciliar a todos os condenados por crimes não violentos que são pais de menores de 12 anos.
Texto em post publicado no Facebook que, até as 22h15 de 20 de outubro de 2020, tinha mais de 1,5 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O STF concedeu na terça-feira (20) um habeas corpus coletivo que permite a substituição da prisão cautelar por domiciliar para pais ou responsáveis por crianças menores de 12 anos ou pessoas com deficiência. Ou seja, ela é válida apenas para quem não teve o processo encerrado e a pena definitiva firmada. Além disso, ela só vale se o preso for o único responsável pela criança ou deficiente – e não para qualquer pessoa que tenha filhos. Essa decisão também não vale para pessoas acusadas de cometer crime com grave violência ou mediante ameaça.
O benefício pode ser concedido para cumprimento da Resolução 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a substituição da prisão cautelar por domiciliar como uma das medidas de contenção da disseminação do coronavírus. A concessão do habeas corpus deve ser comunicada ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ). Por fim, deve ser expedido ofício para o compartilhamento da decisão com todos os Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, e enviada cópia para o STF, respeitando-se o prazo de 45 dias.
O habeas corpus está embasado no princípio constitucional da igualdade e toma como precedente uma outra decisão, realizada em 2018. Na época, foram determinadas as condições para a concessão de troca da prisão cautelar para domiciliar a mulheres grávidas, que sejam mães de recém-nascidos ou menores de 12 anos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital