UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Homem que aparece armado em vídeo não é neto do sambista Neguinho da Beija-Flor
22.10.2020 - 18h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem aparece fumando enquanto mostra uma arma de fogo. De acordo com o texto, o homem seria o neto do sambista Neguinho da Beija-Flor, que morreu após ser baleado pela Polícia Militar no último sábado (17). “Olha o Anjinho (Neto) do Neguinho da Beija Flor. Que se diz arrasado pela Violência que os Negros sofrem no Pais”, diz a legenda. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Olha o Anjinho ( Neto ) do Neguinho da Beija Flor.Que se diz arrasado pela Violência que os Negros sofrem no Pais.2 grandes mentiras 1° Anjo não usa Droga e nem anda Armado .. 2° ele não me parece Negro …”_Legenda de vídeo que circula no WhatsApp e no Facebook
_
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o Departamento Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB) informou que “não procede a informação de que o vídeo veiculado nas redes sociais é do neto do cantor Neguinho da Beija-Flor”. Gabriel Marcondes (20), neto do sambista, foi morto pela Polícia Militar (PM) no último sábado (17), enquanto trabalhava em um baile funk no Morro da Bacia, município de Nova Iguaçu (RJ).
Em nota à imprensa, a PM informou que os policiais atendiam a uma denúncia sobre um evento não autorizado e, quando chegaram no local, teriam sido recebidos por disparos de arma de fogo. Quatro pessoas foram baleadas no confronto e três delas, incluindo Gabriel, morreram. De acordo com Neguinho da Beija-Flor, o neto tinha uma empresa de montagem de tendas e estava trabalhando no evento quando a polícia chegou.
O delegado Willians Batista de Souza disse ao Uol que um dos homens foi preso em flagrante e está em custódia hospitalar.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.06.2025 - 16h26
Justiça
É uma sátira post sobre juiz que concedeu habeas corpus à Carla Zambelli

Post nas redes sociais alega que um juiz italiano chamado Giuseppi Cacurta havia concedido um habeas corpus preventivo à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). É falso. Trata-se de uma sátira. O magistrado não existe, sua imagem tem como origem uma foto modificada de Eduardo Bolsonaro e seu nome é um trocadilho para pegadinhas.

Maiquel Rosauro
11.06.2025 - 18h44
Fraude
É golpe post que promete indenização a clientes do Banco do Brasil por dados vazados

Circula nas redes um post afirmando que clientes do Banco do Brasil podem receber R$ 17.240,90 como indenização por vazamento de dados. É falso. Trata-se de um golpe. A publicação não redireciona ao site oficial do banco, mas a um portal que pede dados pessoais e valores financeiros em troca da indenização – que não existe.

Evelyn Fagundes
11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital