UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que exposição ao sol, refeições com ovo e ‘alimentos alcalinos’ tenham efeito contra Covid-19
23.10.2020 - 21h24
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um texto que sugere que a Covid-19 pode ser prevenida com alimentos quentes e exposição ao sol. O texto também fala na suposta eficácia de alimentos alcalinos para prevenção à doença. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Azitromicina; tomar 1 por dia á partir do 3º dia – para diminuir o contágio, diminuir os sintomas e prevenir pneumonia – .
Também pode-se usar – para ser mais rápido na cura – o Ivermectina ou Anitta”
Texto que circula no Whatsapp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe nenhum remédio comprovadamente eficaz contra a Covid-19 para casos leves. O único medicamento que tem efeito comprovado no tratamento desta doença é a dexametasona, que só deve ser usada em pacientes hospitalizados.
A azitromicina é um antibiótico e pode ser usada contra infecções bacterianas secundárias em casos de Covid-19, mas não atua diretamente contra o SARS-Cov-2, vírus causador da doença. Como todo antibiótico, ele só deve ser usado a partir de orientação médica. Não há nenhum estudo publicado em revista científica que comprove a eficácia da ivermectina ou nitazoxanida contra Covid-19.

“O Covid-19 se liga ao Oxigênio – portanto – a qualidade do sangue fica ruim, com menos oxigênio”
Texto que circula no Whatsapp
Falso
Covid-19 é o nome da doença, e não do vírus – que se chama SARS-Cov-2. Ele não “se liga ao oxigênio” e diminui a oxigenação do sangue. O que, de fato, acontece é que o vírus invade e destrói células do organismo. Quando isso acontece no pulmão, pode resultar na diminuição da oxigenação do sangue.
__________
“➙ Conselho de hospitais de isolamento, podemos fazer em casa.
◉ Medicamentos que são tomados em hospitais de isolamento;
  • Vitamina C-1000
  • Vitamina E (E)
  • Refeição de Ovo uma vez
  • Todas as refeições devem ser quentes (não frias). Isto é tudo o que fazemos nos hospitais para fortalecer o sistema imunológico”
Texto que circula no Whatsapp
Falso
Essa informação foi verificada pela Lupa em setembro e é falsa. Não há comprovação científica de benefícios contra a Covid-19 sobre nenhum dos alimentos citados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas orienta adotar hábitos saudáveis de alimentação para fortalecer o sistema imunológico, recomendação que também é adotada pelo Ministério da Saúde.
A Lupa também verificou, especificamente, conteúdo que falava sobre a eficácia do consumo de ovos contra a Covid-19. A informação também é falsa.

“De 10:00am á 11:00am, sente-se ao Sol por 15 a 20 minutos”
Texto que circula no Whatsapp
Falso
Essa informação circulou no início de julho, após a publicação de uma pesquisa que indicou que a luz solar poderia matar o novo coronavírus em menos de uma hora, dependo de condições ambientais. Contudo, isso vale somente para vírus que estão no ambiente, e não serve como profilaxia ou tratamento para Covid-19.
Em seu site, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já afirmou que se expor ao sol ou a temperaturas acima dos 25 graus não previne a Covid-19. A OMS também já esclareceu que uma pessoa pode contrair a doença causada pelo novo coronavírus independentemente do quão quente ou ensolarado é o clima do local onde mora.

“➙ Observe que o pH do Coronavírus varia de 5,5 á 8,5.
Portanto – tudo o que precisamos fazer – para eliminar o vírus é consumirmos mais alimentos alcalinos, acima do nível de acidez do vírus.
Tais como;
◉ Bananas Limão verde → 9,9 pH
◉ Limão Amarelo → 8,2 pH
◉ Abacate – 15,6 pH
◉ Alho – 13,2 pH
◉ Manga – 8,7 pH
◉ Tangerina – 8,5 pH
◉ Abacaxi – 12,7 pH
◉ Agrião – 22,7 pH
◉ Laranjas – 9,2 pH”
Texto que circula no Whatsapp
Falso
Essa informação já foi verificada pela Lupa em abril e é falsa. Não existem estudos que comprovem que  a doença causada pelo novo coronavírus é “imune a organismos com um PH maior que 5,5”. Não existe um “pH do organismo humano”, e sim diferentes tecidos do corpo com diferentes graus de acidez.
Além disso, todos os pHs dos alimentos citados estão errados. A quase totalidade dos alimentos consumidos por humanos têm pH inferior a 7. Normalmente, a escala de pH é entre 0, ou acidez máxima, e 14, alcalinidade máxima – há, contudo, casos bastante específicos no qual números fora dessa escala podem ser alcançados.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital