UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Belo Horizonte: Bruno Engler erra dado sobre educação
26.10.2020 - 10h00
Rio de Janeiro - RJ
O candidato à prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PRTB) ocupa a quarta posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 15 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem participado de entrevistas e divulgado propostas em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.
Áurea Carolina (PSOL), João Vitor Xavier (Cidadania) e Alexandre Kalil (PSD) — terceira, segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 28 de outubro, 2 de novembro e 4 de novembro, respectivamente.
Confira o grau de veracidade do que disse Bruno Engler:
“(…) [CoronaVac é] uma vacina chinesa que não tem comprovação nenhuma”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista ao jornal O Tempo, em 22 de outubro de 2020
Verdadeiro, mas...
De fato, a CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, ainda não tem resultados comprovados. No entanto, os testes, que também estão sendo feitos no Brasil com apoio do Instituto Butantan, estão na terceira e última fase. Além disso, resultados de testes pré-clínicos com macacos foram publicados pela revista Science e mostraram boa resposta do imunizante sobre o novo vírus.
As conclusões das duas fases de testes com humanos já realizadas estão disponíveis em versão pré-print na plataforma MedRvix, embora ainda não tenham sido publicados por nenhuma revista científica. Na segunda fase de testes, com 600 voluntários, a vacina foi capaz de gerar resposta imunológica em mais de 90% dos pacientes. Apenas três tiveram reações adversas severas, nenhuma delas relacionada à vacina.
Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Instituto Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial, tanto na China quanto no Brasil, e para fornecimento gratuito ao SUS. Atualmente 16 centros de estudos brasileiros fazem a testagem da vacina.

“A Guarda Municipal tem a função de cuidar do patrimônio (…) Não é função deles combater a prática de crimes”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista à rádio Itatiaia, em 15 de setembro de 2020
Verdadeiro, mas...
No primeiro item do artigo 5º do Estatuto da Guarda Municipal de Belo Horizonte, consta que compete à Guarda Municipal de Belo Horizonte “proteger órgãos, entidades, serviços e o patrimônio do Município de Belo Horizonte”.
A partir de 2017, no entanto, a GM de Belo Horizonte, que até então atuava exclusivamente como guarda patrimonial, se tornou uma corporação voltada também para o policiamento preventivo comunitário e de ações de prevenção na ordem pública. Essa mudança foi amparada pela Lei Federal 13.022, que institui normas gerais para as guardas municipais de todo o país.
A assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Belo Horizonte informou à Lupa, por e-mail, que atualmente os guardas atuam na proteção municipal preventiva, na fiscalização do trânsito da capital e no apoio às ações realizadas pelos fiscais da Prefeitura no combate a atividade de vendedores clandestinos em áreas públicas sempre que as abordagens demandam sua presença.

“Os cinco melhores colégios estaduais do nosso município são os colégios Tiradentes”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista à Band Minas, em 3 de outubro de 2020
Falso
Há apenas quatro unidades do Colégio Tiradentes em Belo Horizonte (nos bairros Santa Teresa, Gameleira, Prado e Minascaixa).
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, os Colégios Tiradentes aparecem entre os cinco melhores nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e também no ensino médio. No entanto, apenas no ensino médio um desses colégios é considerado o que tem melhor desempenho entre todas as unidades desta etapa de ensino — o Colégio Tiradentes Nossa Sra. das Vitórias, com nota 5,5.
Procurado, o candidato não respondeu até a publicação desta checagem.
Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.09.2024 - 20h00
7 de setembro
Na Paulista, Bolsonaro e aliados atacam Moraes e repetem fakes sobre urnas e 8 de janeiro

 Políticos reunidos no ato da avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no 7 de setembro, atacaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pediram seu impeachment. Eles repetiram antigas fakes para atacar o atual governo e para defender a libertação dos responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 

Carol Macário
04.09.2024 - 16h41
Eleições 2024
Camozzato erra valor investido em tratamento de esgoto nas últimas gestões de Porto Alegre

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi o terceiro candidato à prefeitura de Porto Alegre a ser entrevistado pela rádio Gaúcha. Na sabatina, Camozzato errou o valor investido nos últimos 10 anos em tratamento de esgoto na capital e subestimou o montante autorizado pela Câmara de Vereadores para investimento na cidade.

Ítalo Rômany
03.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
No Roda Viva, Marçal mente sobre monetização de cortes

O empresário Pablo Marçal (PRTB) foi o quarto candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Em entrevista na noite de segunda-feira (2), ele afirmou que não houve pagamento por cortes de vídeos nas redes sociais durante a campanha eleitoral, o que não é verdade. Confira checagem completa.

Catiane Pereira
03.09.2024 - 18h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Melo erra sobre indicador na saúde e gestão na educação

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, candidato à reeleição, foi sabatinado na terça (3) pela Rádio Gaúcha. Ele errou ao citar que a cidade tem o melhor indicador da atenção primária em saúde e que agiu rápido para afastar a ex-secretária de Educação, Sônia da Rosa, diante de indícios de irregularidades. A Lupa checou algumas das declarações

Carol Macário
02.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) erra ao comparar Ideb em capitais

Maria do Rosário (PT) foi a primeira candidata à prefeitura de Porto Alegre a ser sabatinada pela Rádio Gaúcha em 2 de setembro. A petista errou ao comparar a nota do Ideb da cidade em relação a outras capitais e falou sem contexto sobre cargos ocupados no  Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A Lupa checou algumas das declarações da candidata.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital