UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Ceará programou lockdown com duração de três meses para depois das eleições municipais
26.10.2020 - 16h46
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um áudio que afirma que o governo do Ceará planeja uma paralisação de três meses a partir de 16 de novembro, um dia depois da votação do primeiro turno das eleições municipais. Segundo o autor da mensagem, o Ceará já está com quase 100% de ocupação de leitos nos hospitais em razão da Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Amigos, bom dia! Eu tenho uma notícia não muito boa para dar para os colegas. Eu atendo a coordenadora geral da epidemiologia do estado do Ceará. O governo já tem um plano de paralisação por três meses depois das eleições. Os amigos se preparem financeiramente, se preparem psicologicamente. Tudo vai parar novamente. Dia 16 de novembro vai ter um lockdown em Fortaleza novamente. (…) Eu to avisando para que os amigos não passem pelo que passaram na primeira onda. Ceará já está com a capacidade quase a 100% de ocupação de leitos por conta da Covid e está para colapsar o sistema novamente, tá?”
Mensagem de áudio que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há previsão de paralisação, lockdown ou medidas similares programadas pelo governo do Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela coordenação de imprensa do Estado. A secretaria de comunicação do Ceará compartilhou uma arte em que desmente a peça de desinformação.
Também não procede a informação de que o Ceará esteja com quase 100% dos leitos de UTI ocupados em razão da Covid-19. Até às 14h20 desta segunda (26), a taxa de ocupação nos hospitais cearenses era de 55,5%. A maior taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado foi de 90,9%, registrada em maio deste ano. Os dados são do IntegraSus, portal de indicadores sobre o novo coronavírus.
O boletim epidemiológico mais recente do governo cearense sobre a doença, divulgado no dia 22 de outubro, indica que o Estado teve um aumento de 1,6% em número de casos e redução de 55,2% de óbitos registrados na última semana em relação a anterior. No total, desde março até até 17 de outubro, foram confirmados 265.680 casos da doença no Ceará.
Para evitar um aumento de contágio, novo decreto estadual (página 1) entrou em vigor nesta segunda (26) proibindo a realização de eventos festivos em ambientes fechados no Ceará. Em nota, o governador Camilo Santana (PT) disse que “especialistas da saúde apresentaram argumentos e estudos que apontam serem esses locais fechados os maiores disseminadores do coronavírus neste momento, com maior potencial de risco de contaminação, principalmente quando não há o uso da máscara.” Na mesma nota, ele desmente o boato sobre lockdown.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores por meio do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.04.2024 - 17h13
Política
É falso que montagem contra o PT foi projetada em prédio do Elon Musk

Circula na internet um vídeo de uma projeção com o desenho de um burro vestido com a camiseta do PT. Segundo a publicação, a imagem teria sido projetada em um prédio do empresário Elon Musk em Nova York. É falso. Trata-se de uma montagem, criada a partir de um modelo pronto do CapCut.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 16h58
Política
É falso que Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o STF entregar documentos sobre o X

Post nas redes sociais alega que o Congresso dos EUA deu 48 horas para o STF entregar documentos referentes ao X. É falso. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. 

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital