UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Dilma não disse ‘se vírus veio da China, por que vacina não funcionaria?’
29.10.2020 - 18h32
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post que atribui à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) a seguinte frase: “Se o vírus veio da China e funciona, por que a vacina não funcionaria?”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Se o vírus [da Covid-19] veio da China e funciona, por que a vacina não funcionaria? Diz Dilma Rousseff!”
Legenda de imagem publicada em post do Facebook que, até as 17h do dia 29 de outubro de 2020, tinha mais de 1,9 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de uma nota publicada em seu site, disse que a declaração atribuída à ex-presidente Dilma Rousseff é falsa e que o post é uma “invenção” feita por grupos bolsonaristas. Não há publicações na imprensa de que a petista tenha dito algo desse tipo. Nas redes sociais da petista (Twitter, Facebook e Instagram) tampouco há menções similares à fala. Além disso, não há registros da existência do portal “Desemprego Brasil – Notícias” na internet.
Sobre vacinas da Covid-19, há pelo menos três publicações no Twitter oficial da ex-presidente. Em 21 de abril, Dilma republicou em sua conta na rede social um texto de seu site defendendo que a vacina contra a Covid-19 fosse gratuita. Em outros dois tuítes, agora em 21 de outubro, Dilma criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por afirmar que não compraria a Coronavac – vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan – mesmo se o imunizante for aprovado pela Anvisa. “Por ignorância e fanatismo ideológico, Bolsonaro ameaça a vida da população brasileira. Interditando o uso de uma vacina, será responsável pelas mortes que vierem a ocorrer pela falta de prevenção. Terá de ser julgado por isso”, diz a ex-presidente.
Atribuições falsas à ex-presidente Dilma Rousseff são constantemente publicadas nas redes sociais. Em setembro, por exemplo, a Lupa desmentiu o boato de que Dilma sugeriu rodízio de alunos e professores na volta às aulas durante a pandemia da Covid-19.
Checagem similar foi feita pelo Comprova.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.01.2025 - 16h43
Saúde
Não há indícios sobre a eficácia de teste de biorressonância feito a partir da urina

Uma nutricionista vende na internet um “teste de biorressonância” que seria capaz de detectar o que causa adoecimento nas pessoas, identificando parasitas, fungos, bactérias, metais pesados e órgãos que estão ficando doentes. É falso. O Ministério da Saúde e um especialista na área rechaçam as informações apresentadas para vender o produto.

Maiquel Rosauro
22.01.2025 - 16h28
Fraude
Post usa vídeos de Virginia Fonseca em golpe que promete mil reais

Circulam nas redes sociais vídeos em que a influenciadora Virginia Fonseca, proprietária da empresa We Pink, supostamente afirma que está distribuindo aos seus seguidores R$1.000. Para garantir o valor, basta acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. A gravação foi criada com inteligência artificial. O link leva para um portal que pede dados e dinheiro. 

Evelyn Fagundes
22.01.2025 - 12h54
Economia
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe

Circula um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz, supostamente em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. A empresa informou que não promove essa oferta, alertou sobre golpes envolvendo lojas on-line falsas e reforçou que divulga promoções apenas em seus canais oficiais.

Catiane Pereira
21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital