UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Papa Francisco não disse que a morte de Jesus foi ‘fracasso de Deus’
29.10.2020 - 16h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o Papa Francisco teria dito que a morte de Jesus foi “o fracasso de Deus”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“PAPA FRANCISCO DIZ QUE A MORTE DE JESUS NA CRUZ FOI O FRACASSO DE DEUS”
Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h40 do dia 29 de outubro de 2020, tinha sido compartilhado 381 vezes
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A afirmação atribuída ao Papa Francisco é, na verdade, uma interpretação equivocada de um discurso feito pelo pontífice em setembro de 2015, durante passagem pela cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Na homilia proferida na Catedral de São Patrício, o papa fez reflexões sobre o sacrifício e as formas de se medir o sucesso. Ele usou o termo “fracasso da cruz” como metáfora para o que seria um fracasso material, mas não espiritual, já que Jesus Cristo ressuscitou três dias depois de crucificado.
Na mensagem original, disponível na íntegra no site oficial do Vaticano, o papa diz: “o verdadeiro valor do nosso apostolado é medido pelo valor que o mesmo tem aos olhos de Deus. (…) A cruz mostra-nos uma maneira diferente de medir o sucesso: a nós cabe-nos semear, e Deus vê os frutos do nosso trabalho. E se, às vezes, os nossos esforços e o nosso trabalho parecem gorar-se e não dar fruto, estamos a trilhar a mesma via de Jesus Cristo; a sua vida, humanamente falando, acabou com um fracasso: com o fracasso da cruz.”
Já em 2015, versões distorcidas da fala do papa circularam pela internet e foram desmentidas inclusive por sites católicos, como O Catequista e o iCatolica.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.
Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


24.01.2025 - 08h59
Política
É falso que TCU aprovou pedido de impeachment de Lula

Circula nas redes a afirmação de que o TCU aprovou um pedido de impeachment do presidente Lula devido a uma pedalada fiscal de R$ 6 bilhões. É falso. O Tribunal não possui competência constitucional para tal prerrogativa. A responsabilidade de aprovar impeachment é da Câmara e do Senado, conforme a Lei 1.079/1950.

Maiquel Rosauro
23.01.2025 - 18h16
Sociedade
Não existe nova lei que prevê o pagamento de pensão socioafetiva

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que uma nova lei de pensão prevê uma “pensão socioafetiva”. De acordo com a publicação viral, basta um relacionamento breve para que surja a obrigação de pagar pensão alimentícia para os filhos de outra pessoa. É falso. Não existe uma nova lei de pensão.

João Pedro Capobianco
23.01.2025 - 16h39
Economia
INSS não emitiu comunicado emergencial sobre o fim do pagamento da aposentadoria

Circula nas redes uma notícia que afirma: “Fim dos R$1.518: INSS emite comunicado emergencial com suspensão no pagamento à lista de aposentados”. Falta contexto. Apesar do título abrir interpretação para entender que se trata do fim total do benefício, o INSS não cancelou a aposentadoria, mas sim afirmou que existem condições para o recebimento.

Evelyn Fagundes
23.01.2025 - 15h44
Segurança
Uso de Coca-Cola para apagar incêndios não é recomendado por Bombeiros

Circula nas redes um vídeo sugerindo o refrigerante Coca-Cola como método eficiente para apagar incêndios, comparando-o a extintores. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta que o uso da bebida não é seguro e não deve ser adotado como solução em emergências. A recomendação é sempre acionar o número 193 para orientação e ajuda.

Catiane Pereira
23.01.2025 - 12h55
Internacional
Bandeira do orgulho LGBT+ não foi banida em escolas dos EUA; medida atinge embaixadas e consulados

Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital