UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Papa Francisco não disse que a morte de Jesus foi ‘fracasso de Deus’
29.10.2020 - 16h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o Papa Francisco teria dito que a morte de Jesus foi “o fracasso de Deus”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“PAPA FRANCISCO DIZ QUE A MORTE DE JESUS NA CRUZ FOI O FRACASSO DE DEUS”
Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h40 do dia 29 de outubro de 2020, tinha sido compartilhado 381 vezes
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A afirmação atribuída ao Papa Francisco é, na verdade, uma interpretação equivocada de um discurso feito pelo pontífice em setembro de 2015, durante passagem pela cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Na homilia proferida na Catedral de São Patrício, o papa fez reflexões sobre o sacrifício e as formas de se medir o sucesso. Ele usou o termo “fracasso da cruz” como metáfora para o que seria um fracasso material, mas não espiritual, já que Jesus Cristo ressuscitou três dias depois de crucificado.
Na mensagem original, disponível na íntegra no site oficial do Vaticano, o papa diz: “o verdadeiro valor do nosso apostolado é medido pelo valor que o mesmo tem aos olhos de Deus. (…) A cruz mostra-nos uma maneira diferente de medir o sucesso: a nós cabe-nos semear, e Deus vê os frutos do nosso trabalho. E se, às vezes, os nossos esforços e o nosso trabalho parecem gorar-se e não dar fruto, estamos a trilhar a mesma via de Jesus Cristo; a sua vida, humanamente falando, acabou com um fracasso: com o fracasso da cruz.”
Já em 2015, versões distorcidas da fala do papa circularam pela internet e foram desmentidas inclusive por sites católicos, como O Catequista e o iCatolica.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.
Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.07.2025 - 15h12
Economia
Golpe usa vídeos com Alckmin, Haddad e Bonner promovendo falsa indenização da Caixa

Circulam no Facebook vídeos com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o jornalista William Bonner alegando que todos os brasileiros têm direito a uma indenização a ser paga pela Caixa Econômica Federal. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos foram criados por IA e a Caixa não reconhece os posts.

Maiquel Rosauro
16.07.2025 - 13h19
Política
Post engana ao alegar aumento de salário e criação de novos cargos no STF

Um post no Instagram diz que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto, de autoria do STF, que aumenta os salários da Suprema Corte e cria 160 novos cargos no tribunal, além de 40 cargos efetivos. Falta contexto. Foi aprovada a criação de 160 funções comissionadas de nível FC-6 que substituem as FC-4 e FC-3, que possuem remuneração menor.

Maiquel Rosauro
16.07.2025 - 11h33
Tarifaço
Trump não chamou governo Lula de ‘fraco e corrupto’; áudio é IA

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma suposta fala do presidente norte-americano Donald Trump direcionada ao presidente Lula, em que o governo brasileiro é caracterizado como “fraco e corrupto”. É falso. O vídeo, criado a partir de uma gravação de 2014, utiliza áudio gerado com inteligência artificial (IA).

João Pedro Capobianco
15.07.2025 - 19h16
Fraude
É golpe site que se passa pela CNN e forja notícia sobre Nikolas Ferreira

Circula no Facebook um post que afirma que houve uma investigação em uma mansão secreta do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A publicação direciona para um site que, em tom noticioso, diz que, após a apuração do caso do parlamentar, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso. Trata-se de um golpe. 


Evelyn Fagundes
14.07.2025 - 17h53
Economia
Não há evidências de gasto de R$ 2 bi em polo de biotecnologia na Amazônia

Circula pelas redes sociais a alegação de que R$ 2 bilhões haviam sido gastos em um “polo industrial de biotecnologia da Amazônia” e que a obra nunca foi concluída. É falso. Instituições supostamente envolvidas no caso negaram a existência de qualquer fato relacionado à alegação.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital