UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Belo Horizonte: João Vitor Xavier erra dados sobre renda e infecção por Covid-19
02.11.2020 - 12h00
Rio de Janeiro - RJ
O candidato a prefeito de Belo Horizonte João Vitor Xavier (Cidadania) ocupa a segunda posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 29 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem participado de entrevistas e divulgado propostas em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.
Alexandre Kalil (PSD), primeiro lugar em intenções de voto na mesma pesquisa, também teve falas analisadas, e o resultado dessa verificação será publicado no dia 4 de novembro. As checagens da terceira colocada na disputa, Áurea Carolina (PSOL), e do quarto colocado, Bruno Engler (PRTB), foram publicadas nos dias 28 e 26 de outubro, respectivamente.
Confira o grau de veracidade do que disse João Vitor Xavier:
“Uma matéria recente da Folha de S.Paulo mostra que o bairro mais rico do Brasil é o bairro Vila da Serra, que fica no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima
João Vitor Xavier (Cidadania), deputado estadual e candidato a prefeito de Belo Horizonte em entrevista à CNN Brasil, em 28 de setembro de 2020
Falso
O jornal Folha de S.Paulo publicou, em 19 de setembro, uma matéria sobre diferenças regionais e desigualdade de renda, mencionando um levantamento da FGV Social com base no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2018. Nele, o município mineiro de Nova Lima aparece em primeiro lugar no ranking de concentração de ricos do Brasil, com renda estimada de R$ 6,2 mil. No entanto, o levantamento não cita o bairro Vila da Serra.
Procurada, a assessoria do candidato respondeu, via mensagem de Whatsapp, que “as pessoas se referem ao Vila da Serra falando não só do bairro, mas da região”.

“[O TSE] Aumentou o tempo de votação para as pessoas ficarem menos concentradas e evitar aglomeração”
João Vitor Xavier (Cidadania), deputado estadual e candidato a prefeito de Belo Horizonte em entrevista ao jornal Hoje em Dia, em 12 de outubro de 2020
Verdadeiro
Neste pleito, o horário de votação será das 7h às 17h, ou seja, uma hora a mais do que em anos anteriores. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como disse o candidato. O objetivo da medida é evitar aglomerações e distribuir melhor o fluxo de pessoas nos locais de votação. As primeiras três horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para pessoas acima de 60 anos.

“BH teve o pior desempenho de retrocesso das 26 capitais do país no último Ideb. Foi a cidade que, percentualmente, mais piorou a sua nota”
João Vitor Xavier (Cidadania), deputado estadual e candidato a prefeito de Belo Horizonte em entrevista à CNN Brasil, em 28 de setembro de 2020
Verdadeiro, mas...
A Lupa tabelou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas capitais entre 2015 e 2019, e a nota projetada para 2020. Se considerados os anos iniciais do ensino fundamental, Belo Horizonte, de fato, foi a capital brasileira que teve a pior variação percentual nos últimos quatro anos no Índice, ao lado de Florianópolis. De 2015 para 2019, a nota da rede municipal foi de 6,1 para 6, indicando uma queda de 1,6%.
Nos anos finais do ensino fundamental, BH foi a terceira capital com a pior variação percentual do Ideb. De 2015 para 2019, a nota foi de 4,8 para 4,7, representando uma baixa de 2,1%. A nota da rede municipal  de Porto Alegre caiu 2,6% e a de Natal (RN) teve queda de 2,8%.

“A infecção [Covid-19] em crianças em idade escolar é baixíssima, é muito pequena”
João Vitor Xavier (Cidadania), deputado estadual e candidato a prefeito de Belo Horizonte em entrevista à Carta Capital, em 19 de setembro de 2020
Insustentável
Crianças e adolescentes representam cerca de 8% dos casos notificados, de acordo com a OMS. Para a organização, os dados ainda são limitados, mas as informações atuais da maioria dos estudos sugerem que a suscetibilidade ao Sars-CoV-2 aumenta com a idade. No entanto, estudo de pesquisadores da Coreia do Sul, publicado pelo Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, mostra que pessoas entre 10 e 19 anos podem ser tão vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus quanto os adultos.
Procurada, a assessoria do candidato apresentou, via mensagem de Whatsapp, uma matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo e afirmou que ela “deixa clara a informação sobre a contaminação em crianças”. No entanto, a reportagem menciona um estudo produzido pela Universidade de Genebra que não fala sobre a infecção em crianças como na afirmação do candidato, mas sobre o índice de transmissão da doença por crianças.

“Estudos da UFMG mostraram que ônibus lotados eram a maior fonte de infecção [por Covid-19] do belo-horizontino”
João Vitor Xavier (Cidadania), deputado estadual e candidato a prefeito de Belo Horizonte em entrevista ao jornal Hoje em Dia, em 19 de setembro de 2020
Falso
O estudo mencionado pelo candidato foi feito por uma equipe de virologistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicado pela Elsevier, e disponível na plataforma MedRvix. Os testes foram feitos em pontos estratégicos de Belo Horizonte para detectar a presença do novo coronavírus em locais públicos, como pontos de ônibus e terminais. Por e-mail, o primeiro autor do artigo, Jônatas Abrahão, confirmou que o estudo não avaliou a presença do vírus dentro de ônibus.
Procurada, a assessoria do candidato respondeu, via mensagem de Whatsapp, que a checagem da Lupa trata-se de um sofisma e apresentou uma matéria publicada pelo site dos Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras mencionando o mesmo estudo.
Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 19h50
Eleições 2024
No Roda Viva, Nunes erra sobre índice de educação, imposto e BRT

Ricardo Nunes (MDB) foi o último candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa. O prefeito errou o tempo de paralisação do edital de licitação do BRT Radial Leste e a porcentagem de redução da alíquota do ISS de serviços de streaming. Também fez a afirmação falsa de que o Ideb teve queda em todas as cidades por causa da pandemia.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 15h00
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Juliana Brizola exagera sobre bairro afetado na enchente

A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), candidata à prefeitura de Porto Alegre, foi sabatinada pela Rádio Gaúcha nesta terça-feira (10). Ela exagerou ao mencionar que, dentre os bairros da capital gaúcha, o Humaitá foi que mais demorou para escoar toda a água das cheias. A Lupa checou algumas das declarações, confira: 

Carol Macário
09.09.2024 - 15h27
Porto Alegre
Principais candidatos a prefeito de Porto Alegre postam informações falsas sobre a enchente e pesquisas eleitorais

A Lupa analisou publicações no Facebook, Instagram, X e TikTok - postadas entre 1º de junho e 31 de agosto - dos quatro principais candidatos a prefeito de Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo). A enchente e as pesquisas eleitorais foram temas com informações falsas.

Maiquel Rosauro
07.09.2024 - 20h00
7 de setembro
Na Paulista, Bolsonaro e aliados atacam Moraes e repetem fakes sobre urnas e 8 de janeiro

 Políticos reunidos no ato da avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no 7 de setembro, atacaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pediram seu impeachment. Eles repetiram antigas fakes para atacar o atual governo e para defender a libertação dos responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 

Carol Macário
04.09.2024 - 16h41
Eleições 2024
Camozzato erra valor investido em tratamento de esgoto nas últimas gestões de Porto Alegre

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi o terceiro candidato à prefeitura de Porto Alegre a ser entrevistado pela rádio Gaúcha. Na sabatina, Camozzato errou o valor investido nos últimos 10 anos em tratamento de esgoto na capital e subestimou o montante autorizado pela Câmara de Vereadores para investimento na cidade.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital