Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governo Lula mandou dar folga para mais de 28 mil criminosos e proibiu prisões por descumprimento de regras. É falso. A saída temporária foi adotada pelo Poder Judiciário de São Paulo e não há proibição de prisão em caso de descumprimento de regras.
Circula nas redes um vídeo em que Giovanna Ewbank promove um produto que promete regenerar a pele. É falso. Trata-se de uma deepfake. A Lupa identificou que um vídeo publicado pela artista foi manipulado para fazer a promoção do suplemento alimentar. O item, por sua vez, não possui autorização de comercialização pela Anvisa.
Uma mulher diz, em vídeo que circula nas redes, que Elon Musk realizou um pente fino na Receita Federal dos Estados Unidos e descobriu uma transação no valor de US$ 8 milhões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. É falso. Não há nenhum indício sobre o fato. Em nota, o STF negou que Moraes tenha bens, dinheiro ou qualquer propriedade nos EUA.
É falso que um estudo da USP tenha confirmado que “máscaras foram inúteis e possivelmente perigosas na Covid-19”. A pesquisa identifica uma correlação entre o uso de máscaras e o excesso de mortes, mas os próprios autores destacam que a metodologia não permite estabelecer causalidade. Especialistas reforçam que o estudo apenas levanta hipóteses e não prova ineficácia ou risco.
Circulam nas redes vídeos em que o presidente Lula diz que pessoas com o número final de CPF entre 0 a 9 podem resgatar uma indenização de até R$ 8 mil por conta de um vazamento de dados. É falso. Trata-se de uma deepfake. Gravações do presidente foram manipuladas para forjar a promoção de um site falso que não tem qualquer relação com o governo.