UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que pai de Guilherme Boulos seja dono de casa vazia na Vila Mariana
25.11.2020 - 13h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um print com a informação de que Marcos Boulos, pai de Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo, é supostamente dono de uma casa desocupada no bairro da Vila Mariana, na capital paulistana. O texto diz que a propriedade é avaliada em em mais de R$ 2,8 milhões. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Existe um imóvel de 400 m², instalado em um terreno de 720 m², desocupado, na Rua Paula Ney, 446, Vila Mariana-SP, avaliado em mais de R$ 2.800.000. A construção, da década de 70, faz parte do espólio do pai de um rico médico infectologista. Um legítimo membro da burguesia, da elite. Esse médico, por acaso, é o Dr. Marcos Boulos, pai do ‘sem-teto’ Guilherme Boulos, o socialista nascido em berço de jacarandá que vos manobra”
Texto que circula nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Documentos comprovam que a casa que existia no endereço citado jamais pertenceu ao pai de Guilherme Boulos. Além disso, o Google Maps mostra que o imóvel mencionado no post foi demolido em 2018, junto com outros na vizinhança, para dar lugar a um edifício chamado Haus Mitre Vila Mariana. A Mitre Realty Empreendimentos, responsável pela obra, afirmou à Lupa, por telefone, que já concluiu a construção.
Com a ferramenta Street View, do Google Maps, é possível ver um histórico de imagens da rua Paula Ney desde 2010. Nele constam, até janeiro de 2018, imagens da fachada de três dos oito imóveis que foram demolidos para dar lugar ao empreendimento da Mitre Realty. Um deles é a casa de número 446, citada no post. As obras começaram logo em seguida e, em abril do mesmo ano, as imagens capturadas pelo Street View já são do início da construção do Haus Mitre Vila Mariana.
O boato circula desde 2018. Na época, as oito casas na rua Paula Ney já estavam compradas, segundo a nota da empresa enviada por e-mail à Lupa. Por ter sido muito procurada quando o boato começou a circular, a própria Mitre diz ter entrado em contato com as famílias mencionadas. “Naquela época, vimos que a casa foi construída por Phillipe Boulo, que veio do Líbano direto para São Paulo. Os herderios da casa eram seus filhos e noras. Um filho também já tinha falecido e quem representava o inventário, que assinou a venda do imóvel, foi o neto, Paulo Boulos que mora em Jurerê Internacional, em Santa Catarina”, diz o texto.
O nome de Phillipe Boulos consta no registro da certidão do imóvel ao qual o projeto Truco, da Agência Pública, teve acesso ao fazer uma checagem semelhante em 2018. O documento mostra que ele pertenceu, de fato, a uma família de sobrenome Boulos, responsável por vender a propriedade para a Mitre Vila Mariana, em janeiro de 2018, por R$ 8.400.135,46. Mas em todo o registro não há menção a Marcos Boulos, médico infectologista e pai do candidato a prefeito de São Paulo. Trata-se somente de outra família também de sobrenome Boulos, mas sem qualquer ligação com o candidato.
A campanha de Guilherme Boulos também já havia desmentido uma publicação semelhante. Procurada, a assessoria de imprensa do candidato disse à Lupa, por WhatsApp, se tratar de “mentira e fake news”.
Em 2018, o boato também foi verificado por E-farsas, Boatos.org e Estadão Verifica.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.04.2024 - 17h13
Política
É falso que montagem contra o PT foi projetada em prédio do Elon Musk

Circula na internet um vídeo de uma projeção com o desenho de um burro vestido com a camiseta do PT. Segundo a publicação, a imagem teria sido projetada em um prédio do empresário Elon Musk em Nova York. É falso. Trata-se de uma montagem, criada a partir de um modelo pronto do CapCut.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 16h58
Política
É falso que Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o STF entregar documentos sobre o X

Post nas redes sociais alega que o Congresso dos EUA deu 48 horas para o STF entregar documentos referentes ao X. É falso. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. 

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital