Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.
Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices.
Circula pelas redes sociais a alegação de que o Brasil forneceu urânio enriquecido ao Irã para a fabricação de bombas atômicas. É falso. Não há qualquer indício de que isso tenha ocorrido e a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), responsável pela produção de urânio no Brasil, afirmou à Lupa que jamais teve relação com o país oriental.
Post nas redes sociais alega que a direita acabou de apresentar o Projeto de Lei nº 4506, o qual desobriga as pessoas de tomarem vacinas. Falta contexto. O projeto citado no post, de fato, existiu e foi apresentado na Câmara dos Deputados. Porém, a iniciativa não é recente e até já foi arquivada, sendo restrita às vacinas contra Covid-19.
Circula nas redes um vídeo em que o padre Marcelo Rossi supostamente recomenda um composto que curaria problemas de visão como catarata, astigmatismo, miopia e glaucoma. É falso. O vídeo foi feito com deepfake. O padre nunca indicou o produto, que tampouco é aprovado pela Anvisa, ao contrário do que diz o post.