UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa ‘pesquisa do Datafolha’ em Porto Alegre na véspera do 2º turno
29.11.2020 - 11h02
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma pesquisa eleitoral que teria sido feita pelo Datafolha em Porto Alegre nos dias 27 e 28 de novembro, pouco antes do 2º turno das eleições municipais. Segundo a publicação, o candidato Sebastião Melo (MDB) estaria na frente, com 54% das intenções de voto, e Manuela D’Ávila (PCdoB) teria 46%. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“DATAFOLHA CONFIRMA MAIS UMA VEZ: PORTO ALEGRE QUER UM GOVERNO PARA TODOS E VOTA 15.(…)54% Prefeito Melo; 46% Manuela.”
Texto em post publicado no Facebook que, até as 9h30 de 29 de novembro de 2020, tinha 56 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota publicada pela Folha de S.Paulo, o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, afirmou que o instituto não realizou nenhuma pesquisa eleitoral em Porto Alegre em 2020. No site do Datafolha, a cidade não aparece entre os levantamentos realizados sobre as eleições municipais deste ano. Houve análises apenas para as disputas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
O número de identificação da pesquisa que aparece no post verificado pela Lupa, RS 03118/2020, corresponde, na verdade, a um levantamento feito pelo Ibope a pedido do Grupo RBS, e não pelo Datafolha. O resultado foi divulgado em 24 de novembro e mostrou Melo com 54% das intenções de voto, enquanto Manuela D’Ávila tinha 46%. Trata-se, portanto, de uma montagem feita com dados antigos. O levantamento mais recente do Ibope na capital gaúcha, divulgado no sábado (28), apontou Manuela à frente, com 51% da preferência, mas em empate técnico com Melo, que tem 49%.
O conteúdo começou a circular depois que o site da Band publicou, equivocadamente, a pesquisa atribuída ao Datafolha. O próprio veículo corrigiu a informação na noite de sábado. A informação da Band chegou a ser replicada na conta oficial do Instagram de Sebastião Melo. A assessoria do candidato afirmou à Folha que não sabia que o conteúdo era falso, por estar em um site oficial, mas o apagou assim que percebeu o erro. O post falso também foi compartilhado por políticos como o deputado Bibo Nunes (PSL).
Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital