UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que partidários de candidato à prefeitura de Fortaleza foram ‘pegos com urnas em carro particular’
29.11.2020 - 17h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que urnas eletrônicas são vistas sendo transportadas por uma caminhonete. A legenda da publicação diz que os equipamentos estariam sendo carregados por cabos eleitorais de Sarto, candidato do PDT à prefeitura de Fortaleza (CE). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“GRAVE DESCOBERTA A MÁFIA DAS URNAS ADULTERADAS, CABOS ELEITORAIS DO SARTO PEGO COM AS URNAS EM CARRO PARTICULAR
JA NÃO BASTASSE OS CRIMES DE CORROMPER TODOS OS MESÁRIOS E FISCAIS DO TRE PRA ATUAR DENTRO DAS ESCOLAS E COMPRANDO VOTOS FORA, AGORA A CASA CAIU”
_Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 16h30 do dia 29 de novembro de 2020, foi compartilhado por 1,9 pessoas
_
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O veículo filmado carregava urnas de contingência, usadas para repor equipamentos com problemas no dia da eleição, e não tem qualquer relação com o candidato à prefeitura Sarto (PDT). Por áudio no WhatsApp, a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que o carro pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do governo federal, e estava a serviço da Justiça Eleitoral.
Na ocasião, uma urna da Seção 141, localizada na escola Professor César Campelo, em Fortaleza (CE), apresentou problemas. Em ata, os fiscais relataram que o TRE foi acionado. Como procedimento padrão, o Tribunal enviou uma urna de contingência para substituir o equipamento com falhas.
Às 11h16, enquanto os técnicos do TRE instalavam o novo equipamento, uma eleitora avistou o veículo que transportava esta e outras urnas e acusou de se tratar de um “carro particular”. “Não compreendendo o trabalho realizado pelos técnicos e nem a situação (…), [a eleitora] disse que todos os servidores do TRE, os mesários da seção, estavam fraudando os votos”, os fiscais informaram em ata. “Na hora da troca da urna com defeito, os servidores do TRE convidaram dois eleitores que estavam na fila para acompanhar a substituição”.
A plataforma de checagem E-Farsas, que participa junto com a Lupa da coalizão Fato ou Boato, coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrevistou Ana Cristina Rodrigues, auxiliar de eleição convocada pela Justiça Eleitoral da Zona Eleitoral 85 e que aparece no vídeo. Ela informou que o carro estava devidamente adesivado como pertencente ao Dnocs, a serviço da Justiça Federal. “Eu mostrei para ela [a eleitora] e para os policiais que ela já tinha chamado que estava aqui perto, para ver que era urna de reposição, que é um procedimento normal, obrigatório por lei”, disse. “Ela filmou, editou, e deixou só a parte que interessava. Ela cortou minha fala, em que eu expliquei tudo isso”.
O TRE-CE confirmou que o carro usado para prestar apoio no dia da eleição estava adesivado, indicando que atuava a serviço da Justiça Eleitoral.
Essa informação também foi verificada pelo site Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital