UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Carta que conclama exército contra STF não foi escrita por ministro-chefe da Casa Civil
01.12.2020 - 16h16
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma “carta” supostamente publicada em um site de acesso restrito do Exército pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto. O texto acusa o  Supremo Tribunal Federal (STF) de promover uma “ditadura”, e conclama militares a agir contra a corte. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“E AGORA CABEÇAO?
Vai mandar prender o General Walter Braga Netto?
CARTA BOMBÁSTICA POSTADA NO “BRASIL PELO EXARNET”, BLOG FECHADO DO EXÉRCITO”
Trecho de publicação no Facebook, que até o dia 30 de novembro de 2020, às 20h58, tinha 2 mil compartilhamentos.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A carta que circula nas redes sociais não foi escrita pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto. Em nota, a Casa Civil informou que o texto não é de autoria do ministro, e declarou que solicitará a retirada de seu nome da publicação.
A “carta bombástica” é um texto que circula desde, pelo menos, abril de 2019. O texto critica a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sem citar nomes, acusando-os de “censuras a liberdade de imprensa”. Na mesma época em que o texto começou a circular, o STF abriu inquérito para investigar ameaças contra a corte. A suposta “carta” também faz apologia à ditadura militar.
Originalmente, o texto era “assinado” pelo “general de brigada” Gilberto Pimentel, presidente do Clube Militar. Contudo, Pimentel foi para a reserva como general de divisão, posto hierarquicamente superior. Ele também não presidia o Clube Militar em 2019 ou atualmente. O general exerceu esse cargo até 2018. Na versão que circula atualmente, a “assinatura” de Pimentel ainda aparece no final do texto.
Em nota, a assessoria de imprensa do Clube Militar reiterou que a carta não tem relação com seus membros e informou que seus conteúdos são publicados na seção de “Notícias e Artigos”, disponível em seu site oficial . Em abril, o Clube também negou, para o Estadão Verifica, que a carta seja de Pimentel e explicou que o militar já não está mais à frente da presidência do clube, atualmente presidido pelo general de divisão Eduardo José Barbosa.
Por fim, a Exarnet não é um “blog fechado do Exército”, e sim um site usado para a apresentação de reservistas online, que não conta com espaço para blog.
As versões que circularam anteriormente foram checadas pelo Estadão Verifica, Boatos.org e CNN Brasil.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital