UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que PM baleado durante assalto a banco em Criciúma morreu
02.12.2020 - 17h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino, baleado durante a ação de criminosos em Criciúma, em Santa Catarina, estaria morto. O post compartilhado no Facebook afirma que ele foi internado no hospital da Unimed e, posteriormente, transferido para o Hospital São José, onde passou por três cirurgias e não resistiu. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“MORRE POLICIAL BALEADO EM CRICIÚMA. Durante a troca de tiros entre assaltantes e policiais, nesta madrugada em Criciúma SC. O soldado da Polícia Militar, Jeferson Luiz Esmeraldino foi atingido e precisou ser internado no hospital Unimed, e posteriormente transferido para o Hospital São José. Ele passou por três cirurgias, perdeu muito sangue e acabou não resistindo”
Texto de post compartilhado no Facebook que, até às 17h do dia 02 de dezembro de 2020, tinha diversos compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Twitter oficial da Polícia Militar de Santa Catarina informou que o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino não está morto. Baleado durante a ação de criminosos em Criciúma (SC), Jeferson passou por três cirurgias e, atualmente, está na UTI em observação. A PM comunicou ainda que ele precisa de doação de sangue e pede para aqueles que podem doar, agende um horário no Hemosc.
Na última terça-feira (1º), cerca de 30 criminosos assaltaram uma agência do Banco do Brasil no centro de Criciúma. Fortemente armados, os assaltantes bloquearam as ruas, atiraram contra o Batalhão da Polícia Militar e usaram reféns como escudo. A ação durou 1 hora e 45 minutos. Depois do ataque, os criminosos fugiram e deixaram parte do dinheiro. Quatro pessoas foram detidas por recolherem as cédulas que ficaram jogadas no chão.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.04.2024 - 17h03
Política
É falso que evento de Lula no Parque Dona Lindu, em Recife, não teve público

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a parte externa do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE). O post alega que um evento realizado no local com a presença do presidente Lula (PT) não teve público, uma vez que o parque estava vazio. É falso. A cerimônia foi realizada na parte interna do teatro, não na parte externa.

Evelyn Fagundes
10.04.2024 - 16h01
Política
Não é filho de Lula homem que agride mulher em vídeo viral

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem agride uma mulher com tapas, socos, empurrões e pontapés. A legenda sugere que o agressor seria Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. O criminoso, que já foi identificado pela polícia, se chama Gabriel da Silva Teixeira, da região de Samambaia, no Distrito Federal.

Carol Macário
10.04.2024 - 15h49
Política
Governo Lula não anunciou suspensão de contratos com a Starlink, de Elon Musk

ircula na internet a afirmação de que o governo federal teria anunciado a suspensão de todos os contratos da Starlink, empresa de acesso à internet via satélite de Elon Musk. É falso. O governo não anunciou a suspensão dos contratos. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República desmentiu o boato.


Gabriela Soares
10.04.2024 - 15h37
Economia
É falso que imposto sobre o pão aumentou 12% no dia 1º de abril

Mulher diz, em vídeo, que a partir de 1º de abril será cobrado  12% de imposto no pão; 12% no ovo; 17% em flores naturais; 12% em frutas, verduras e hortaliças; enquanto que produtos da cesta básica terão aumento de 7% a 12%. É falso. Os percentuais são referentes a cortes de benefícios fiscais no Rio Grande do Sul. Porém, a medida foi suspensa.

Maiquel Rosauro
10.04.2024 - 14h50
Política
É falso que governo Lula está instalando orelhões em Palmas para acabar com redes sociais

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui um projeto governamental para acabar com as redes sociais e retomar o uso de orelhões pelo Brasil. É falso. O Ministério das Comunicações negou que exista um programa de reativação de telefones públicos no país.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital