UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que trecho da Ferrovia Norte-Sul em vídeo viral foi construído por Bolsonaro
09.12.2020 - 16h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp vídeo que mostra um trem passando pela cidade de Mara Rosa, em Goiás. A gravação é acompanhada de um texto que diz que essa seria uma “obra de Bolsonaro”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Começam os trens a circular pela ferrovia Norte-Sul”
Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Os trens não começaram a circular no trecho destacado pelo vídeo neste ano. Desde 1º de agosto de 2019, a Rumo já coordena a circulação de composições no trecho da ferrovia entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’ Oeste (SP), região em que fica localizada a cidade de Mara Rosa, citada no vídeo. O Ministério da Infraestrutura e a Rumo confirmaram essas informações em nota.

“Obra de Bolsonaro”
Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A obra não é do governo atual. O trecho destacado no vídeo foi concluído em 2014. A concessão foi realizada pela atual gestão, porém, ela já havia sido prevista desde 2018. De acordo com o site do Ministério da Infraestrutura, o edital para concessão da ferrovia foi aberto em 30 de novembro de 2018. Conforme o aviso do lançamento do edital, publicado no dia 28 de novembro de 2018 no Diário Oficial da União, o leilão para a concessão do trecho já estava previsto para o dia 28 de março de 2019, como também é informado no site do ministério.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital