UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vacina cujos testes foram interrompidos no Peru não está sendo testada no Brasil
14.12.2020 - 16h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), segurando uma embalagem da CoronaVac, acompanhada de texto sobre o Peru ter suspendido os testes com “a vacina chinesa”. O imunizante teria provocado “paralisia nas pernas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Urgente: Peru para o teste da vacina chinesa por causar paralisia nas pernas”
Texto que circula junto com uma foto de João Doria segurando uma caixa da Coronavac que, até às 14h30 do dia 14 de dezembro de 2020, tinha sido compartilhado por 445 pessoas
Falso
A vacina de origem chinesa que está sendo testada no Peru não é a mesma que está sendo testada no Brasil, como sugere a publicação — que inclui uma foto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), segurando uma caixa da vacina Coronavac. O imunizante testado no país é de outra fabricante chinesa, a Sinopharm, que também realiza ensaios clínicos na Argentina, Emirados Árabes Unidos e Marrocos. A Coronavac não está sendo testada no Peru.
Além disso, embora os testes dessa outra vacina tenham sido interrompidos por causa de uma ocorrência de efeito adverso grave, não há comprovação de que o imunizante seja o causador desse efeito. Não há confirmação oficial de qual seria a ocorrência, mas veículos internacionais noticiaram que seria paralisia nas pernas.
Neste sábado (12), o Ministério da Saúde do Peru informou que os testes da vacina da Sinopharm foram interrompidos. O Instituto Nacional de Saúde (INS) peruano — entidade correspondente à Anvisa — determinou a suspensão dos testes devido à ocorrência de um efeito adverso grave. A nota não explicita qual é esse efeito.
Alguns veículos de comunicação, incluindo a Reuters, CNN e TeleSur noticiaram que um voluntário teria perdido a força das pernas.  Em entrevista à Reuters, Germán Malaga, investigador-chefe da Universidade Cayetano Heredia, que coordena os testes no Peru, afirmou que as chances de o fenômeno estar relacionado à aplicação da vacina é mínima. No entanto, por uma questão de segurança, optou-se pela interrupção dos testes.

Vacinas chinesas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há dez instituições chinesas diferentes realizando testes clínicos de vacinas contra Covid-19. Duas das mais avançadas são a da Sinopharm, uma farmacêutica estatal, e a da Sinovac, uma companhia privada. Esta última está sendo testada no Brasil, em uma parceria com o Instituto Butantan, e também na Turquia e na Indonésia.
No Peru, além do imunizante da Sinopharm, outras duas vacinas estão sendo testadas: a da AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que também foi aplicada no Brasil, e a da companhia alemã Curevac.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 12h28
Política
Vídeo comparando inglês de Lula e Bolsonaro foi manipulado por IA

Circula nas redes sociais um vídeo que compara o inglês de Lula e Bolsonaro. É falso. A gravação em que Lula aparece falando inglês foi manipulada com inteligência artificial. O trecho original é de um debate de 2022, em que ele falou somente em português.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital