UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que prefeito de Londres simulou vacinação contra Covid-19
18.12.2020 - 17h54
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto em que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, supostamente estaria sendo vacinado contra a Covid-19. A injeção, porém, ainda está lacrada e Khan estaria com as mangas da camisa abaixadas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Este é o Prefeito de Londres, subestimando a população mundial , tomando a vacina, sem tirar a proteção da agulha, e sem levantar a camisa.”
Texto que acompanha imagem publicada no Facebook que, até às 15h55 do dia 18 de dezembro de 2020, tinha sido compartilhada por 362 pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto utilizada não foi feita neste mês de dezembro, quando o Reino Unido iniciou a vacinação contra o novo coronavírus. Essa imagem foi publicada no dia 28 de setembro de 2020, no Twitter do prefeito de Londres, Sadiq Khan, no início da campanha de vacinação sazonal contra a gripe. No tuíte, ele diz que pessoas que se enquadram em grupos de risco podem se vacinar gratuitamente em farmácias e postos de saúde.
Como pode ser observado, a foto foi tirada antes da aplicação da vacina, e não durante. O protetor da agulha não tinha sido retirado, e o enfermeiro responsável não estava realizando a injeção, e sim levantando a manga da camisa de Khan. A imagem não prova, portanto, que ele não foi vacinado — como sugeriram produtores de desinformação à época.
Ao Full Fact, o porta-voz de Khan explicou que a aplicação do imunizante ocorreu após a realização da foto. A mesma imagem, com texto muito semelhante ao que circula no Brasil, circulou pelas redes sociais italianas e foi checada pelo Facta.
Recentemente, outra peça de desinformação acusava o Reino Unido de fraude, ao insinuar que um senhor teria recebido a vacina contra a Covid-19 sobre a roupa. O hospital, em que a imagem havia sido feita, explicou à Lupa que o momento registrado era anterior à aplicação da vacina, quando os profissionais da saúde informam aos pacientes como será feita a aplicação.
O United Kingdom National Health Service (NHS), sistema público de saúde britânico, comunica em seu site que a vacina contra o novo coronavírus cumpriu as exigências regulatórias e que o local de aplicação da vacina é na parte superior dos braços.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital