UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que estudo demonstra que vacina contra Covid-19 pode afetar fertilidade masculina
05.01.2021 - 17h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que um estudo da Universidade de Miami comprova que a vacina contra a Covid-19 pode afetar a fertilidade masculina. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vacina Contra Covid pode afetar Fertilidade Masculina segundo Estudo da Universidade de Miami”
Título de texto publicado pelo site Crítica Nacional que, até as 13h de 5 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado mais de 500 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhum estudo completo que diga que a vacina pode afetar a fertilidade masculina. O único estudo já publicado pela Universidade de Miami trata, na verdade, dos efeitos da Covid-19 na fertilidade masculina — e não da vacina. Em novembro de 2020, pesquisadores da instituição demonstraram que o SARS-CoV-2 pode infectar o tecido testicular em alguns homens infectados. A instituição iniciou pesquisa para averiguar o efeito da vacina, mas os testes ainda estão na fase de recrutamento.
Um dos coordenadores da pesquisa em andamento, o médico Ranjith Ramasamy, explica no próprio site da instituição que, com base no mecanismo pelo qual o mRNA atua, é improvável que as vacinas da Covid-19 tenham impacto na fertilidade masculina. “É por isso que estamos fazendo este estudo, para voltar e testar a segurança da vacina na fertilidade masculina para que possa educar e, possivelmente, tranquilizar o público”, disse o Dr. Ramasamy. O pesquisador reafirma que é importante que todos se vacinem contra o vírus.
O urologista Daniel Nassau, da Universidade de Miami, afirma que a proposta é avaliar a produção e a qualidade dos espermatozoides para homens que estão pensando em fertilidade no presente ou no futuro e que receberão a vacina. “Queremos ver se há alguma diminuição na produção ou qualidade do esperma. Vamos olhar uma amostra de sêmen antes de eles receberem a vacina e, em seguida, três e seis meses depois”. Os pesquisadores da Escola Miller preveem que terão pelo menos dados preliminares até o momento em que a maioria da população for capaz de tomar a vacina.
A pesquisa está sendo realizada porque o próprio instituto vem estudando o impacto da Covid-19 na fertilidade masculina. Em novembro de 2020, os pesquisadores publicaram um estudo que demonstra que o vírus pode afetar o tecido testicular — o que não comprova, contudo, que ele causa infertilidade. Essas descobertas, na verdade, podem ser um primeiro passo para descobrir o impacto potencial do novo coronavírus na fertilidade masculina e se o SARS-CoV-2 pode ser transmitido sexualmente.
Em dezembro de 2020, a Lupa verificou conteúdo similar. Circulou nas redes sociais a informação de que a vacina da Covid-19 causaria infertilidade em mulheres. O post afirmava que o imunizante continha uma proteína chamada sincitina-1, vital para a formação da placenta humana em mulheres. “Se a vacina funcionar de modo a formarmos uma resposta imunológica contra a proteína spike, também estaremos treinando o corpo feminino para atacar a sincitina-1, o que pode levar à infertilidade em mulheres por um período não especificado”. O boato foi desmentido.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.07.2025 - 15h12
Economia
Golpe usa vídeos com Alckmin, Haddad e Bonner promovendo falsa indenização da Caixa

Circulam no Facebook vídeos com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o jornalista William Bonner alegando que todos os brasileiros têm direito a uma indenização a ser paga pela Caixa Econômica Federal. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos foram criados por IA e a Caixa não reconhece os posts.

Maiquel Rosauro
16.07.2025 - 13h19
Política
Post engana ao alegar aumento de salário e criação de novos cargos no STF

Um post no Instagram diz que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto, de autoria do STF, que aumenta os salários da Suprema Corte e cria 160 novos cargos no tribunal, além de 40 cargos efetivos. Falta contexto. Foi aprovada a criação de 160 funções comissionadas de nível FC-6 que substituem as FC-4 e FC-3, que possuem remuneração menor.

Maiquel Rosauro
16.07.2025 - 11h33
Tarifaço
Trump não chamou governo Lula de ‘fraco e corrupto’; áudio é IA

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma suposta fala do presidente norte-americano Donald Trump direcionada ao presidente Lula, em que o governo brasileiro é caracterizado como “fraco e corrupto”. É falso. O vídeo, criado a partir de uma gravação de 2014, utiliza áudio gerado com inteligência artificial (IA).

João Pedro Capobianco
15.07.2025 - 19h16
Fraude
É golpe site que se passa pela CNN e forja notícia sobre Nikolas Ferreira

Circula no Facebook um post que afirma que houve uma investigação em uma mansão secreta do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A publicação direciona para um site que, em tom noticioso, diz que, após a apuração do caso do parlamentar, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso. Trata-se de um golpe. 


Evelyn Fagundes
14.07.2025 - 17h53
Economia
Não há evidências de gasto de R$ 2 bi em polo de biotecnologia na Amazônia

Circula pelas redes sociais a alegação de que R$ 2 bilhões haviam sido gastos em um “polo industrial de biotecnologia da Amazônia” e que a obra nunca foi concluída. É falso. Instituições supostamente envolvidas no caso negaram a existência de qualquer fato relacionado à alegação.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital