UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo viral é retirado de contexto para insinuar que vacinação em Israel é uma ‘farsa’
07.01.2021 - 19h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um senhor sendo vacinado contra a Covid-19 em Israel. Nas imagens, entretanto, não é possível ver a agulha, tampouco a enfermeira pressionando o êmbolo da seringa. A publicação sugere que a vacinação em Israel seria uma ‘farsa’. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Cadê a agulha? Cadê a enfermeira pressionando o embolo? Teatrinho de criança”
Legenda de imagem publicada em post do Instagram que, até as 17h de 7 de janeiro de 2021, tinha mais de 5.715 visualizações
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais foi tirado de contexto. Quem aparece nas imagens sendo vacinado é Beni Ben Muvchar, chefe do Conselho Regional de Mevoot Hermon, localizado em Israel. Em 23 de dezembro de 2020, Muvchar publicou um vídeo no Facebook que confirma que recebeu o imunizante. É possível ver o momento no qual a agulha penetra a sua pele. Em seguida, atendendo um pedido do pessoal do hospital onde Muvchar foi vacinado, a cena é repetida para fins de registros fotográficos. A postagem no Facebook mostra os dois momentos: primeiro, quando ele de fato é imunizado e, em seguida, o da encenação.
De acordo com o jornal israelense Makor Rishon, durante o momento em que recebia a vacina, Muvchar esqueceu de mencionar o nome do hospital onde foi imunizado (Clalit Health Services). Por isso, repetiu-se a cena. Logicamente, na segunda vez, a vacina não foi injetada em seu corpo. “Entrei para receber a vacina e tudo correu bem. Os representantes da Clalit me pediram perdão, então concordei e pedi para ser fotografado novamente. O representante que me fotografou só carregou a parte com o vídeo de agradecimento ao Clalit”, disse o Chefe do Conselho à imprensa israelense.
A vacina da Covid-19 começou a ser administrada na população de Israel em 20 de dezembro. Dados do site Our World in Data mostra que o país apresenta, na data de 6 de janeiro, a maior taxa de vacinação no mundo, 17,14 doses para cada 100 pessoas.
A Lupa já verificou outras publicações que sugeriam que figuras públicas estavam fingindo receber a vacina contra a Covid-19, incluindo a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris.
O mesmo boato foi desmentido por veículos internacionais como The Observers, na França, e Faktograf, na Croácia. No Brasil, checagem similar foi feita por Aos Fatos, AFP Checamos e Boatos.Org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 14h59
Internacional
Imagem das Cataratas do Niágara em ‘vermelho sangue’ foi criada com IA

Circula no Facebook uma suposta imagem que mostra as águas das Cataratas do Niágara totalmente avermelhadas. Segundo o post, as quedas d’água, localizadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, ficaram no tom “vermelho sangue” por dez minutos sem explicação alguma. É falso. A imagem foi gerada por Inteligência Artificial (IA). 


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 13h56
Economia
É golpe publicações que prometem desconto de 95% em produtos na Shopee

Diversos vídeos no Facebook alegam que a Shopee está promovendo uma mega promoção de dez anos da empresa com descontos de até 95% sobre o valor dos produtos. Para isso, é preciso clicar no link “saiba mais”. É falso, trata-se de um golpe. A Shopee não realiza tal campanha e quem faz as compras a partir do link não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
03.07.2025 - 13h42
Fraude
Site falso se passa por banco indiano para aplicar golpes

Circula no Facebook um vídeo afirmando que é possível adquirir, em um site, um cartão de crédito com R$6 mil de limite do banco chamado Slice. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é o oficial da fintech que, na realidade, é indiana e segundo constatam os dados do Banco Central, não é uma instituição autorizada para operar no Brasil.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital