UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Doria anunciou que crianças começarão a ser vacinadas na escola
19.01.2021 - 18h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um tuíte supostamente publicado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O governador teria informado que, com o início das aulas presenciais na rede pública, o estado iria começar a vacinar as crianças dentro de sala de aula. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Como início da aulas presenciais (sic) na rede pública apartir de fevereiro, iremos vacinas as crianças dentro de sala de aula, será uma forma de garantir a imunização das crianças do estado de São Paulo com a vacina do consórcio CoronaVach/Butantã. Apenas de críticas de pessoas desinformadas, a imunização será iniciada. É São Paulo salvando vidas”
Tuíte atribuído ao governador de São Paulo, João Doria, que circula pelo Whatsapp
Falso
O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo governador de São Paulo, João Doria. Desde o último domingo (17), quando a Anvisa aprovou o uso emergencial da Coronavac no Brasil, Doria vem publicado diariamente em suas redes sociais os planos de vacinação para o estado. Contudo, em nenhum momento ele falou sobre a vacinação de crianças para a retomada das aulas em fevereiro. Também não há nenhum registro dessa declaração no cache do Google. Além disso, o texto está em itálico, algo que só é possível no Twitter utilizando ferramentas específicas, e contém diversos erros de grafia, como “Coronavach” e “apartir”.
A assessoria de imprensa do governo de São Paulo informou, em nota, que o texto não foi publicado pelo governador e que são falsas as informações que constam na imagem.
A campanha de vacinação contra o novo coronavírus em São Paulo começou no dia 17 de janeiro, após a Anvisa aprovar o uso da Coronavac. Atualmente, essas vacinas são destinadas a profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. Segundo a assessoria, a campanha será desenvolvida conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. “À medida que o órgão federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgados pelo Governo de São Paulo”, disse.
Atualmente, o estudo de vacinas contra o novo coronavírus em menores de 18 anos ainda não foi concluído e, por essa razão, é contraindicado que esse grupo participe da imunização neste momento. Em seu site, o Instituto Butantan afirma que crianças e grávidas participarão de novos estudos da entidade em breve.
Mesmo sem vacina para as crianças, as autoridades de São Paulo já têm planos para o retorno à escola. No dia 13 de janeiro, o governo apresentou o programa de volta às aulas na rede estadual, que deverá acontecer no dia 1º de fevereiro. Na ocasião, o Secretário da Educação, Rossieli Soares, afirmou que, atualmente, “a ciência nos mostra que o espaço escolar é seguro desde que realizemos todos os protocolos corretamente. Como Governo do Estado, estamos seguindo a ciência e junto com as prefeituras, vamos avançar para priorizar cada vez mais a educação, abrindo nossas escolas para todos os estudantes”.
Segundo a assessoria, nas duas primeiras semanas, as escolas receberão até 35% de sua capacidade de alunos por dia. Informaram ainda que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo adquiriu e distribuiu insumos que ajudam na prevenção contra o novo coronavírus como máscaras de tecido, face shields, termômetros a laser e álcool gel.
Atualmente, o Plano de São Paulo disponibiliza dois protocolos específicos para educação. Eles falam sobre as recomendações para distanciamento social, higiene pessoal e de ambientes, comunicação e monitoramento das ações. O documento detalha ainda medidas que precisam ser tomadas dependendo de cada nível de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, profissional e complementar).
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.01.2025 - 12h55
Internacional
Bandeira do orgulho LGBT+ não foi banida em escolas dos EUA; medida atinge embaixadas e consulados

Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.

João Pedro Capobianco
22.01.2025 - 16h43
Saúde
Não há indícios sobre a eficácia de teste de biorressonância feito a partir da urina

Uma nutricionista vende na internet um “teste de biorressonância” que seria capaz de detectar o que causa adoecimento nas pessoas, identificando parasitas, fungos, bactérias, metais pesados e órgãos que estão ficando doentes. É falso. O Ministério da Saúde e um especialista na área rechaçam as informações apresentadas para vender o produto.

Maiquel Rosauro
22.01.2025 - 16h28
Fraude
Post usa vídeos de Virginia Fonseca em golpe que promete mil reais

Circulam nas redes sociais vídeos em que a influenciadora Virginia Fonseca, proprietária da empresa We Pink, supostamente afirma que está distribuindo aos seus seguidores R$1.000. Para garantir o valor, basta acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. A gravação foi criada com inteligência artificial. O link leva para um portal que pede dados e dinheiro. 

Evelyn Fagundes
22.01.2025 - 12h54
Economia
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe

Circula um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz, supostamente em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. A empresa informou que não promove essa oferta, alertou sobre golpes envolvendo lojas on-line falsas e reforçou que divulga promoções apenas em seus canais oficiais.

Catiane Pereira
21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital