UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que filho de Lula comprou 20% das ações da Sinovac
26.01.2021 - 18h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que a Polícia Federal descobriu que a farmacêutica chinesa Sinovac Biontech Ltd teve 20% de suas ações compradas por um grupo de investidores brasileiros meses antes de assinar o acordo com o governo de São Paulo. O maior societário seria o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Uma força tarefa da Polícia Federal, descobriu que a empresa farmacêutica Sinovac Biotech Ltd, meses antes de assinar um acordo com o governo do estado de SP, e o instituto Butantan, teve 20% das ações compradas por um grupo de investidores aqui do Brasil, grupo de investidores que o maior societário é Fábio Luís Lula da Silva ( filho do ex presidente corrupto Lula), esses 20% custaram 100 milhões de reais na época da compra, agora com a mídia em cima dessa vacina de eficácia dúvidosa esses 100 milhões se transformaram em 1,5 bilhões de reais”
Texto que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, não comprou 20% das ações da farmacêutica chinesa Sinovac — responsável pelo desenvolvimento da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus que está sendo utilizada no Brasil. A acionista majoritária da Sinovac é a 1Globe Capital LLC, com 26% das ações da farmacêutica.
Logo em seguida aparece SAIF Advisors Ltd. (com 15,2% das ações) e o presidente da Sinovac Wei Dong Yin (com 8,94% das ações). Você pode conferir a lista dos acionistas da farmacêutica aqui. O filho do ex-presidente não é mencionado como um deles. Não há nenhuma empresa brasileira entre as 10 maiores acionistas da empresa.
O filho do ex-presidente Lula nem sequer teria como comprar ações da companhia nos meses que antecederam o acordo entre a farmacêutica chinesa e o Instituto Butantan. As ações da companhia, negociadas na Nasdaq, estavam congeladas desde fevereiro de 2019 por causa de uma disputa entre os sócios, ou seja, elas não podiam ser compradas e vendidas. Um acordo para encerrar a disputa foi celebrado em dezembro de 2020, mas as ações ainda não foram descongeladas.
A Sinovac e o Instituto Butantan assinaram, em junho de 2020, um acordo para produzir e testar a vacina Coronavac, contra a Covid-19, no Brasil. Após a conclusão dos testes, em 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante.
Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital