UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo irlandês diz que vacinas não são seguras e máscaras são contraindicadas
28.01.2021 - 14h01
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp que o governo da Irlanda colocou um aviso eletrônico no pedágio afirmando que a vacina contra o novo coronavírus causa “paralisia” e que a população não deveria usar máscaras, já que a barreira “acumula germes”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Na Irlanda o Governo colocou este aviso eletrônico no pedágio, avisando a população: vacinas podem causar paralisia, tirem duas máscaras máscaras acumulam germes, testes de covid são fraudulentos 95% dos testes de covid são falso positivo. vacina não é segura”
Texto e vídeo que circulam no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora um outdoor com informações falsas sobre a pandemia tenha sido colocado em um posto de gasolina em Dublin, na Irlanda, não se trata de uma iniciativa do governo irlandês, e sim de ativistas negacionistas. As autoridades da Irlanda recomendam o uso de máscara e também indicam que a vacinação contra o novo coronavírus é a melhor forma de reduzir a disseminação do vírus.
A gravação começou a circular pelas redes sociais no dia 15 de janeiro, após uma usuária do Twitter denunciar o vídeo em sua conta. O outdoor estava localizado em um posto de gasolina em Dublin. Os donos alegam que as mensagens foram colocadas sem sua autorização por um grupo de ativistas anti-máscaras. Após as denúncias, o posto de gasolina retirou o painel (veja aqui, aqui e aqui ).
“A nossa prioridade é a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores e isso significa cumprir todas as recomendações governamentais em relação ao distanciamento social e ao uso de máscaras”, disse representantes a um jornal local.
Também é falso que o governo da Irlanda não recomenda o uso de máscaras. Pelo contrário: seu uso é obrigatório no transporte público e em qualquer ambiente fechado de uso público. Descumprimento pode resultar em multa.
O texto compartilhado no Whatsapp diz ainda que o governo teria informado que as vacinas causam paralisia. A informação também é falsa. Em seu site, as autoridades afirmam que “as vacinas disponíveis na Irlanda são seguras, eficazes e reguladas cuidadosamente”. Em dezembro de 2020, a Comissão Europeia autorizou o uso da vacina Pfizer/BioNTech COVID-19 na população. A entidade também concedeu uma Autorização de Introdução no Mercado (CMA) condicional para a vacina desenvolvida pela Moderna. As duas estão sendo usadas no país.
Essa informação também foi desmentida pelo Boatos.org.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital