UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Flordelis já era titular da Secretaria da Mulher e não foi nomeada por apoio a Lira
03.02.2021 - 14h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) teria se tornado membro titular da Secretaria da Mulher após apoiar a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Após apoiar Lira, Flordelis vira membro titular da Secretaria da Mulher”
Título de texto que circula nas redes sociais
Falso
A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) é titular da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, mas isso não tem relação com a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. A secretaria é um órgão do qual todas as deputadas mulheres fazem parte. Portanto, enquanto for deputada federal, Florderlis é titular deste colegiado, assim como é titular da bancada do Rio de Janeiro, do PSD ou do próprio Congresso, por exemplo.
Criada em 2013, a secretaria unifica dois órgãos da Câmara que antes operavam separadamente: a procuradoria da mulher e a coordenadoria da bancada feminina. A procuradoria tem o papel de “zelar pela participação efetiva” das mulheres na Casa, e fiscalizar ações do governo federal nessa área. Atualmente, a deputada Iracema Portella (PP-PI) é a procuradora. Aline Gurgel (PRB/AP), Marília Arraes (PT/PE) e Carmen Zanotto (PPS/SC) são procuradoras adjuntas.
Já a coordenadoria, como o nome diz, coordenar a atuação da bancada feminina. A coordenadora-geral, atualmente, é a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). São coordenadoras adjuntas Tereza Nelma (PSDB/AL), Sâmia Bonfim (PSOL/SP) e Tábata Amaral (PDT/SP). Todas as titulares da secretaria da mulher votam, em eleição realizada a cada dois anos, para todos os cargos citados. A última eleição foi em 2019. A votação para o biênio atual ainda não foi realizada.
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, as informações sobre a composição das secretarias são atualizadas no site a cada início de sessão legislativa, quando são realizadas eleições internas. Todas as deputadas mulheres constam como “titulares” da Secretaria da Mulher em 2 de fevereiro de 2021. Veja alguns exemplos aqui,  aqui, aqui, aqui e aqui.
Em seu Twitter, a deputada federal falou sobre o caso e lembrou que os prazos para as indicações aos cargos da Secretaria da Mulher nem sequer foram abertos. Ela, de fato, apoiou Lira na eleição da última segunda-feira (1º).
View post on Twitter
Em 2020, Flordelis foi acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo.
Atualização às 15h50 do dia 3 de fevereiro de 2021: O título foi atualizado para esclarecer que Flordelis não foi nomeada por apoio a Lira. Após reavaliação, a etiqueta foi mudada de “verdadeiro, mas” para “falso”.
Atualização às 11h50 do dia 9 de fevereiro de 2021: A revista Fórum, responsável pela publicação do texto, informou que a reportagem foi corrigida.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.07.2025 - 13h48
Justiça
Vídeos distorcem Código Penal e Lei Maria da Penha sobre furto entre cônjuges

Vídeos no Instagram alegam que, com base no Código Penal e na Lei da Maria da Penha, não é crime uma esposa pegar dinheiro na carteira do marido, mas seria se o contrário ocorresse, com o homem pegando dinheiro da mulher. É falso. Há crime se a situação estiver inserida em um contexto de violência doméstica.

Maiquel Rosauro
10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital