UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Cartoon Network tirou Tom e Jerry do ar após considerar desenho ‘politicamente incorreto’
08.02.2021 - 19h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o canal Cartoon Network tirou da grade de exibição o desenho Tom e Jerry por considerá-lo “politicamente incorreto”. A animação teria sido tirada do ar por conter muitas cenas de violência, o que seria um “péssimo exemplo” para as crianças. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Numa vitória da turma do ‘politicamente correto’, Cartoon Network tira ‘Tom e Jerry’ do ar”
Título de texto no site Jornal da Cidade Online que, até as 16h30 de 8 de fevereiro de 2021, tinha mais de 11 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O desenho Tom e Jerry continua a fazer parte da grade de programação do Cartoon Network e não há qualquer intenção de tirá-lo do ar. A assessoria de imprensa do canal afirmou, em nota, que a animação é exibida todos os dias no bloco da manhã. A grade de programação disponível no site do Cartoon Network mostra que O Show de Tom e Jerry vai ao ar às 6 horas, de segunda a sexta-feira, e às 7h15, aos sábados e domingos.
Filmes da franquia de animação serão exibidos como um especial a partir de 15 de fevereiro, de segunda a sexta, às 22 horas, aos sábados, das 13h às 16h e aos domingos, das 20h às 22h. Essa programação está relacionada à estreia de Tom & Jerry: O Filme nos cinemas, prevista para 18 de fevereiro.
Outro canal pago do grupo Warner Media, o Boomerang, exibe uma programação diária ainda maior do desenho. Os curtas podem ser vistos de segunda a sexta, às 7h, às 12h e às 17h. Nos finais de semana, Tom e Jerry vai ao ar às 9h e às 21h30.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


24.01.2025 - 17h59
Propaganda enganosa
Geraldo Alckmin não divulgou plataforma de investimento no Roda Viva

É falso que Geraldo Alckmin tenha promovido uma plataforma de investimentos em criptomoedas no Roda Viva, programa da TV Cultura. A reportagem atribuída ao Jornal Nacional não existe no site da Globo. O domínio usado para divulgar a falsa notícia é diferente do oficial.

Gabriela Soares
24.01.2025 - 17h41
Internacional
Trump não pode nomear Bolsonaro embaixador e cidadão dos EUA sem aprovação do Congresso

Circula nas redes uma mensagem afirmando que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode conceder a Jair Bolsonaro (PL) imunidade diplomática irrestrita, o título de cidadão americano e nomeá-lo como embaixador no Brasil. É falso. Essas ações não dependem exclusivamente de uma ordem de Trump, elas requerem aprovação nas casas legislativas dos EUA.


Evelyn Fagundes
24.01.2025 - 16h15
Transporte
Não foi criada nova categoria de CNH para carros automáticos; projeto segue na Câmara

Circula nas redes sociais que está em vigor uma nova lei que cria uma categoria exclusiva de CNH para carros automáticos. É falso. O Projeto de Lei 7746/2017, que propõe essa mudança, ainda tramita na Câmara e não foi aprovado nem sancionado pelo presidente. Portanto, não entrou em vigor.

Catiane Pereira
24.01.2025 - 15h49
Economia
Doação de ossadas é realizada há mais de uma década por projeto social

Vídeo nas redes sociais mostra um homem distribuindo ossadas para a população. “A legenda que acompanha o vídeo diz “a fila do osso continua no Nordeste”, indicando que é uma ação recente. Falta contexto. A iniciativa é realizada por um projeto social com 15 anos de atuação.

Maiquel Rosauro
24.01.2025 - 08h59
Política
É falso que TCU aprovou pedido de impeachment de Lula

Circula nas redes a afirmação de que o TCU aprovou um pedido de impeachment do presidente Lula devido a uma pedalada fiscal de R$ 6 bilhões. É falso. O Tribunal não possui competência constitucional para tal prerrogativa. A responsabilidade de aprovar impeachment é da Câmara e do Senado, conforme a Lei 1.079/1950.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital