UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Inalação com água oxigenada e bicarbonato de sódio não previne a Covid-19
01.03.2021 - 19h34
Rio de Janeiro - RJ
Circula em grupos de WhatsApp um vídeo em que um médico ensina uma receita à base de bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. O autor afirma que a inalação de uma fórmula feita com água mineral, bicarbonato de sódio e água oxigenada é capaz de prevenir a doença. Ele também afirma que essa mesma fórmula pode ser usada em inalações como tratamento caso uma pessoa seja infectada pelo novo coronavírus. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“(…) Nós vamos precisar apenas de um nebulizador caseiro, 100g de bicarbonato de sódio, 100 ml de água oxigenada volume 10 e 900 ml de água mineral.  (…) Nós vamos pegar o peróxido de hidrogênio, que é água oxigenada, para facilitar e misturar também na água mineral. pronto. Fica um líquido translúcido. Enche o bujão do seu nebulizador e… Olha que facilidade. Cinco minutos é o suficiente, uma vez por dia, para prevenção. Para tratamento, nós podemos fazer com cinco minutos de três a cinco vezes ao dia. (…)”_
Vídeo que circula no WhatsApp_
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há evidências de que a combinação de compostos químicos, como o bicarbonato de sódio e o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, previnam ou contribuam para que a Covid-19 não evolua para um quadro grave. Não há, até o momento, cura para a Covid-19. As principais recomendações para prevenir a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), são uso de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos, além da vacina, quando disponível.
Embora um projeto colaborativo entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Perícias Judiciais do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o uso do bicarbonato de sódio no tratamento da doença esteja em curso, esse estudo ainda está na fase inicial de pesquisas. Não há, portanto, evidências de que uma solução à base desse composto químico seja efetiva para tratar ou prevenir a Covid-19. E a pesquisa não associa o bicarbonato de sódio à água oxigenada, que é de uso externo e não deve ser ingerida. Sua inalação pode causar irritação no nariz e na garganta e, dependendo da concentração, pode causar queimaduras nas mucosas.
Em entrevista ao jornal A Gazeta, a pesquisadora Carolina Pontes Soares, coordenadora do projeto, alertou que o bicarbonato deve ser utilizado com critério. “Não é um milagre, é mais uma somativa para o combate à covid. É necessário ter o acompanhamento de um profissional que saiba manusear”, disse. Existem outras pesquisas em andamento para avaliar se existe algum benefício no uso de bicarbonato de sódio por inalação, mas ainda não foram publicados resultados conclusivos.
Já a água oxigenada sequer aparece na literatura médica recente como uma opção para tratamento da Covid-19. Por ser antisséptica, essa substância é indicada para uso externo, como limpeza de ferimentos ou desinfecção de objetos, por exemplo. Alguns pesquisadores passaram a estudar a eficácia do peróxido de hidrogênio contra o novo coronavírus em superfícies já no ano passado. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), trata-se de um desinfetante estável e eficaz contra o novo coronavírus quando usado em superfícies inanimadas, como lentes de contato e tecidos.
A Lupa procurou dois médicos especialistas que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19 e ambos afirmaram que a inalação com essas substâncias não tem nenhum efeito na prevenção ou tratamento da doença. “Não temos nenhuma intervenção comprovada de prevenção da Covid a não ser afastamento social, uso de máscara etc” explicou, por WhatsApp, o médico e pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração de São Paulo Israel Silva Maia.
Para o médico do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) Marcio Sommer Bittencourt, a recomendação do vídeo não faz sentido. “E não ajuda em nada contra a Covid”, disse, por telefone.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.09.2024 - 19h09
Política
É falso que Lula disse que não confia nas urnas eletrônicas sem impressão de votos

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela

Evelyn Fagundes
17.09.2024 - 18h56
Política
Marçal exagera ao dizer que 2.890 cidades têm mais Bolsa Família que CLT

Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício. 

Gabriela Soares
16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital