UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, não tenha superlotação em função da Covid-19
03.03.2021 - 20h47
Rio de Janeiro - RJ
Um vídeo que circula nas redes sociais sugere que a superlotação no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, seria uma farsa. O narrador mostra imagens da unidade sem circulação de pessoas, levantando dúvidas sobre a crise em decorrência da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“No mínimo estranho o Hospital Moinhos [de Vento] vazio! COMPARTILHE!! 03/03/21 10.15h Porto alegre”
Texto em vídeo publicado no Facebook que, até as 19h de 3 de março de 2021, tinha mais de 168 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Por diversas vezes ao longo do vídeo, o narrador sugere que a superlotação no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em decorrência da Covid-19 seria uma farsa. “Vou passar aqui para o outro lado, na emergência. Me diz uma coisa, se tu tem um alarde, se tu tem um problema sério de saúde, as pessoas que têm seus entes hospitalizados não estariam aqui na rua, não estariam aqui olhando para os seus mortos, chorando, na frente? Gente, olha a emergência, não tem ninguém”, diz o narrador do vídeo. Boletim divulgado pelo Moinhos nesta quarta-feira (3) mostra que, no total, há 223 pacientes internados com Covid-19. A ocupação dos leitos de UTI passa de 100%, conforme a assessoria de imprensa do hospital. A instituição acrescentou que opera acima da capacidade de pacientes infectados pelo coronavírus nas áreas de internação. O superintendente médico do hospital, Luiz Antônio Nasi, afirmou à GloboNews que a unidade vive “um cenário de guerra”.
De acordo com o hospital, familiares são orientados a permanecerem em casa, “uma vez que as visitas são vedadas nestes casos”. Por isso, as imagens da entrada do Moinhos passam uma sensação de normalidade, o que não significa que não haja pessoas internadas com Covid-19 do lado de dentro. “A ideia de normalidade sugerida pelo vídeo é, na verdade, resultado das medidas adotadas pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19, visando manter os padrões de qualidade assistencial e médica da instituição”, aponta a nota.
Em um trecho do vídeo, o narrador diz: “Olha a barraca do Covid. Não tem ninguém”. Ele se refere a uma tenda de atendimento a pacientes com suspeita de infecção por Covid-19, que aparece vazia no vídeo. A assessoria explica que o hospital decidiu fechá-la, direcionando o atendimento para a Emergência, limitando-se a casos classificados como vermelho e laranja.
Na terça-feira (2), o hospital informou que instalará provisoriamente um contêiner refrigerado, “considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias”. Segundo a administração da unidade, o equipamento só será utilizado “em caso de real necessidade”.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.03.2025 - 14h51
Política
É falso que Jair Bolsonaro teve passaporte liberado pelo STF

Circula, nas redes sociais, a alegação de que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte liberado após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. É falso. O passaporte de Bolsonaro continua retido. Moraes ordenou a revogação de medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

João Pedro Capobianco
17.03.2025 - 18h07
Política
Imagem de multidão em ato de Bolsonaro no Rio é de 2024

Circula nas redes sociais uma imagem que, segundo a legenda, seria do ato realizado no domingo (16), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro. É falso. A imagem é antiga e circula nas redes ao menos desde 21 de abril de 2024.

Ítalo Rômany
17.03.2025 - 17h57
Política
É falso que relator da OEA disse que STF usou 8 de janeiro para instaurar censura

É falso que um relator da OEA afirmou que os ataques de 8 de Janeiro foram uma cortina de fumaça para o STF instaurar censura no Brasil. O homem no vídeo não é Pedro Vaca Villarreal, relator da Organização dos Estados Americanos que esteve no Brasil, mas sim Julio Pohl, advogado da ADF International, organização conservadora internacional.

Gabriela Soares
17.03.2025 - 11h28
Política
Caso arquivado pela Justiça não prova que Alexandre de Moraes tenha imóveis e contas milionárias nos EUA

Circula nas redes sociais a alegação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem imóveis e contas bancárias milionárias nos Estados Unidos. Falso. A publicação usa uma reportagem de 2016 sobre um inquérito policial que citava Moraes, mas o caso foi arquivado pela Justiça.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital