A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, repercutiu nas redes e gerou reações de seus familiares, aliados e oposição. A Lupa checou algumas declarações de políticos após à prisão do ex-presidente.
Horas após Jair Bolsonaro ter sido alvo de uma operação da PF, o ex-presidente alegou que o pedido de condenação da PGR não tem provas — o que é falso. Ele também contradisse o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sobre articulações na Casa Branca contra o Brasil. A Lupa checou algumas das declarações, confira:
O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta terça-feira ao STF como réu no julgamento da tentativa de golpe de Estado. Em sua fala inicial, Bolsonaro assumiu que pode ter exagerado ao falar sobre as eleições, mas na sequência repetiu informações imprecisas e já desmentidas sobre o Pix, teto de gastos e urnas. Confira a checagem da Lupa
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu uma entrevista ao Uol nesta quarta-feira (14), na qual distorceu informações sobre a tentativa de golpe de Estado pelo qual é réu no STF e mentiu sobre Adélio Bispo, autor do atentado que sofreu em 2018. Além disso, voltou a exagerar os motivos que levaram à sua inelegibilidade.
Áudios antigos que circularam entre 2022 e 2023 e desmentidos pela Lupa voltaram a ser disseminados nas últimas semanas em grupos do WhatsApp alertando sobre um suposto aumento de casos repentinos de mortes por Covid-19 e de efeitos colaterais graves da vacina. Apesar do alarme das mensagens, o conteúdo delas é falso.