UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de Lula é manipulado para parecer que ex-presidente estava ‘embriagado’
09.03.2021 - 17h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falando lentamente. A publicação sugere que o petista estaria “embriagado” ao fazer o registro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“AÍ PETISTAS. OLHEM O PRESIDENTE DO SEU PAÍS. PORQUE O MEU NÃO É LADRÃO NEM CACHACEIRO. EMBRULHA E LEVA.”
Texto que acompanha vídeo publicado no Facebook que, até as 16h de 9 de março de 2021, tinha mais de 175 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para parecer que o ex-presidente Lula estava “embriagado” quando gravou o depoimento, como sugerem a legenda e a música de fundo. Para tanto, a velocidade de reprodução do vídeo foi reduzida, deixando a fala um pouco mais lenta.
No registro original, publicado na conta oficial de Lula no Twitter, é possível ver que o ex-presidente fala normalmente, sem aparentar nenhuma lentidão no discurso. O vídeo foi publicado em 9 de novembro de 2019, um dia após deixar a prisão em Curitiba. Nele, Lula diz que, agora solto, irá ajudar a “libertar o Brasil dessa loucura que está acontecendo no país”.
Ataques contra Lula voltaram a circular nas redes sociais logo após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir anular as condenações do ex-presidente relacionadas à operação Lava Jato. Com isso, o petista passa a ser elegível para as próximas eleições presidenciais.
Nesta terça-feira (9), a Lupa desmentiu um outro boato, o de um vídeo de presos comemorando a decisão do STF sobre Lula. A gravação que circula nas redes sociais foi feita em 2016, quando alguns presídios do Rio Grande do Norte passaram por uma onda de ataques orquestrados.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital