UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Cuba vai vender vacina russa Sputnik V para empresários de Cuiabá
19.03.2021 - 17h58
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais a informação de que um grupo de empresários de Cuiabá (MT) vai fretar um avião para viajar a Cuba e tomar a vacina russa Sputnik V, que estaria sendo produzida e comercializada pelo governo cubano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Empresários de Cuiabá vão fretar avião para tomar Sputnik V em Cuba”
Título de texto publicado pelo site O Documento que, até as 15h de 19 de março de 2021, tinha mais de 4,3 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Cuba não está produzindo nem comercializando a vacina russa Sputnik V. A informação foi negada pelo Consulado Geral de Cuba em São Paulo, por meio do Facebook. “Cuba nunca faria tal coisa com o fim de cobrar volumosas somas de dinheiro em troca de um serviço humano”, diz o texto da nota. Em seu site, o Fundo Russo de Investimentos Diretos afirma que a vacina Sputnik V já foi aprovada em ao menos 52 países, como Argentina, Bolívia, Egito, México e Venezuela. Cuba não consta na lista.
Uma reportagem da CNN explica que, enquanto alguns países em desenvolvimento “competem” para comprar vacinas de outras nacionalidades, Cuba decidiu investir em imunizantes fabricados na própria ilha. A expectativa é vacinar toda a população até o fim do ano. Entretanto, os imunizantes ainda estão passando por testes e nenhum deles foi aprovado. O jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba diz que, apesar de representar um elevado custo econômico, a produção própria de vacinas é a “mais acertada”, devido à dificuldade de outros países na compra de imunizantes.
Cuba tem ao menos cinco vacinas em desenvolvimento: Soberana 01, Soberana 02, Soberana Plus (do Instituto Finlay), Abdala e Mambisa (do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia). Já estão na fase 3 de testes clínicos – última etapa das análises – os imunizantes Soberana 02 e Abdala. Nesta sexta-feira (19), em coletiva de imprensa, um grupo de especialistas da biofarmacêutica estatal BioCubaFarma afirmou que, até agosto deste ano, haverá doses suficientes da Soberana 02 e Abdala para imunizar toda a população cubana.
Sobre o grupo de empresários de Cuiabá, não há informações sobre sua identificação. O portal Única News explicou que a proposta surgiu em um grupo pelo WhatsApp. O site diz que “o tom é de brincadeira e a conversa não foi definitiva”.
Checagem similar foi feita por Aos Fatos, Boatos.org e E-Farsas.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 10h46
Política
Imagem de Michelle e Trump com placa 'Bolsonaro 2026' foi criada por IA

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Michelle Bolsonaro e Donald Trump segurando uma placa com os dizeres “Bolsonaro Presidente 2026”. A imagem é falsa. Trata-se de uma criação feita a partir de Inteligência Artificial (IA). Ferramentas que detectam uso de IA em conteúdos apontaram a utilização do recurso na foto.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital