UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso calendário que prevê vacinação de brasileiros entre 18 e 71 anos
24.03.2021 - 11h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um calendário de vacinação da Covid-19 que indica que todos os brasileiros acima de 18 anos estarão imunizados no início de agosto. O cronograma teria como fonte o Ministério da Saúde e conta com uma previsão de vacinação de pessoas com idades entre 18 e 71 anos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Previsão de vacinação para o Covid
fonte: Ministério da Saúde.
69 à 71 anos – 27/03
68 à 66 anos – 04/04
65 à 63 anos – 12/04
(…)
26 à 24 anos – 24/07
23 à 21 anos – 01/08
20 à 18 anos – 08/08
Vamos acompanhar
Texto que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Ministério da Saúde informou, em nota, que o cronograma que circula pelo WhatsApp não corresponde à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, coordenada pela pasta. Segundo o órgão, não existe um cronograma prévio com datas em que os estados e municípios devem realizar a imunização de determinadas faixas etárias. Na realidade, o governo federal distribui as doses da vacina e as autoridades locais precisam coordenar a aplicação.
O texto compartilhado pelo WhatsApp estabelece uma data de vacinação para pessoas mais jovens que não estão contempladas nos grupos prioritários. Atualmente, brasileiros na faixa de 20 a 60 anos não integram essa categoria. O sétimo informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 coloca no grupo prioritário os trabalhadores da saúde, brasileiros acima de 70 anos, idosos (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas.
Também não foi possível localizar qualquer município que esteja utilizando o cronograma compartilhado no WhatsApp. No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura estabeleceu que pessoas até 70 anos serão vacinadas até o dia 3 de abril. “Lembrando que a continuidade da campanha depende da entrega de remessas no tempo previsto. Qualquer alteração será informada”, diz o município, em post no seu perfil oficial no Instagram.
Em fevereiro, a Lupa verificou um boato semelhante. Na época, um calendário, também supostamente criado pelo Ministério da Saúde, divulgou as datas de vacinação dos brasileiros entre 74 e 55 anos. Contudo, esse cronograma não foi feito pela pasta.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital