UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe pesquisa de satisfação em nome da Shopee
31.03.2021 - 17h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula por grupos de WhatsApp uma suposta pesquisa do programa de fidelidade da Shopee, plataforma de comércio eletrônico. O usuário abre um link onde se lê a mensagem de que foi “escolhido” para participar e que, como prêmio, receberá um Galaxy S21. De acordo com a descrição, a empresa escolhe 30 participantes a cada quarta-feira para participar da oferta. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Parabéns!
Hoje, 31 marcha, 2021, você foi escolhido para participar de nossa pesquisa. Você levará apenas um minuto e receberá um prêmio fantástico: um Galaxy S21!
Cada Quarta feira nós escolhemos aleatoriamente 30 usuários para dar a eles a chance de ganhar prêmios incríveis. O prêmio de hoje é um Galaxy S21! Haverá 30 vencedores sortudos.
Esta pesquisa visa melhorar a qualidade do atendimento aos nossos usuários e sua participação será recompensada 100% (…)”
Conteúdo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A plataforma de venda e compras on-line Shopee nunca premiou consumidores com um aparelho celular em troca de respostas a uma pesquisa de satisfação. Em nota enviada por meio do canal de atendimento, a empresa informou que não realizou esse tipo de pesquisa e que todas as ofertas estão disponíveis na página oficial. Trata-se, portanto, de um golpe de phishing, termo em inglês para uma prática criminosa que tem o objetivo de roubar informações sigilosas, como dados bancários e senhas de perfis em redes sociais.
O primeiro indício de fraude está no endereço da página da pesquisa enganosa. Embora o link que vem sendo compartilhado em correntes do WhatsApp direcione para um site com as cores e a marca da Shopee, o endereço é diferente do original. Em vez do nome da empresa seguido do sufixo “.com.br”, o endereço da versão falsa é formado por letras aleatórias e do sufixo “.cn”. Outro indício são os erros de português. Em vez de “31 de março”, por exemplo, a data está escrita como “31 marcha”.
Ao dar sequência à pesquisa, o usuário é direcionado para outra página onde constam instruções para compartilhar o link em pelo menos cinco grupos ou 20 usuários do WhatsApp. Esses contatos podem ser usados por criminosos para roubar informações ou pedir dinheiro. Prestar atenção em detalhes como o endereço do site e conferir os canais oficiais da marca citada são algumas das recomendações da Polícia Federal para evitar que internautas sejam vítimas de crimes cibernéticos. Na dúvida, não clique em links e não preencha dados como cartão de crédito e senha.
No começo de março, outros quatro golpes similares circularam por grupos de WhatsApp e foram desmentidos pela Lupa.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 200 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.

Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital