UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo em cemitério ‘prova’ que a mídia inventa enterros de mortos por Covid-19
01.04.2021 - 19h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo de uma pessoa com roupa de proteção, cavando um buraco em um cemitério e sendo filmada por uma equipe com uma câmera profissional. A legenda que acompanha a gravação afirma que essa seria a prova de que o enterro teria sido inventado. Todos usam máscaras, o que indica que a gravação ocorreu durante a pandemia da Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Olha a mídia aí que mostra o que interessa do jeitinho deles. Continua mesmo vendo redeglobo. Nego inventa até enterro”
Legenda que acompanha o vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelo WhatsApp não “inventa um enterro” para desinformar pessoas sobre a gravidade da pandemia da Covid-19. Na realidade, a gravação mostra a produção de uma reportagem especial da TV Vitória, uma afiliada da Rede Record, que falou sobre a rotina de trabalho dos coveiros. Em nenhum momento essa equipe estava simulando um enterro de uma pessoa que morreu com a doença.
Com a pandemia da Covid-19, a TV Vitória vem produzindo reportagens homenageando profissionais que trabalham na linha de frente da crise de saúde. No dia 30 de março, uma equipe do canal foi ao Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha (ES), para realizar uma entrevista com uma coveira. A ideia era mostrar o dia a dia da trabalhadora, apontando os cuidados necessários que ela tomava durante o serviço.
Para ilustrar, os cinegrafistas captaram diversas imagens de apoio que mostram a coveira realizando ações diárias, como lavar as mãos e tirar o equipamento de proteção. Esse é um procedimento comum realizado por equipes de televisão para contar melhor uma história. A repórter Marla Bermudes afirma que, quando chegaram ao cemitério, cinco covas já estavam abertas e a coveira mostrou para a equipe como era o movimento que ela realizava diariamente para enterrar os corpos.
Um homem não identificado filmou a ação de longe e, no dia seguinte, antes da reportagem ir ao ar, diversos ataques à repórter e à emissora começaram a ser compartilhados nas redes sociais. “Quando eu cheguei na TV, comecei a receber o vídeo pelo WhatsApp. Não fazia sentido, era uma matéria para elogiar os coveiros”, contou Bermudes, por telefone. Ao ver as imagens fora de contexto, a equipe decidiu não exibir essa cena no corte final da reportagem, mas decidiu que a repórter Marla Bermudes iria se pronunciar publicamente na TV sobre o caso.
“Os profissionais envolvidos estão sendo atacados nas redes sociais, de maneira covarde. A Rede Vitória tomará todas as medidas cabíveis, seja fortalecendo a transparência, seja via judicial contra a produção e o compartilhamento do ataque virtual criminoso”, afirmou a Rede Vitória de Comunicação, em nota.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
06.09.2024 - 16h17
Política
Compilado de vídeos de Lula exibe conteúdos falsos e já desmentidos

Circula pelas redes sociais um compilado de diversos vídeos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um deles, por exemplo, Lula teria “confessado” que só ganhou as eleições de 2022 porque o “povo do Nordeste é analfabeto”. É falso. A publicação apresenta dois vídeos verdadeiros e outros quatro já desmentidos pela Lupa.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital