UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo em cemitério ‘prova’ que a mídia inventa enterros de mortos por Covid-19
01.04.2021 - 19h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo de uma pessoa com roupa de proteção, cavando um buraco em um cemitério e sendo filmada por uma equipe com uma câmera profissional. A legenda que acompanha a gravação afirma que essa seria a prova de que o enterro teria sido inventado. Todos usam máscaras, o que indica que a gravação ocorreu durante a pandemia da Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Olha a mídia aí que mostra o que interessa do jeitinho deles. Continua mesmo vendo redeglobo. Nego inventa até enterro”
Legenda que acompanha o vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelo WhatsApp não “inventa um enterro” para desinformar pessoas sobre a gravidade da pandemia da Covid-19. Na realidade, a gravação mostra a produção de uma reportagem especial da TV Vitória, uma afiliada da Rede Record, que falou sobre a rotina de trabalho dos coveiros. Em nenhum momento essa equipe estava simulando um enterro de uma pessoa que morreu com a doença.
Com a pandemia da Covid-19, a TV Vitória vem produzindo reportagens homenageando profissionais que trabalham na linha de frente da crise de saúde. No dia 30 de março, uma equipe do canal foi ao Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha (ES), para realizar uma entrevista com uma coveira. A ideia era mostrar o dia a dia da trabalhadora, apontando os cuidados necessários que ela tomava durante o serviço.
Para ilustrar, os cinegrafistas captaram diversas imagens de apoio que mostram a coveira realizando ações diárias, como lavar as mãos e tirar o equipamento de proteção. Esse é um procedimento comum realizado por equipes de televisão para contar melhor uma história. A repórter Marla Bermudes afirma que, quando chegaram ao cemitério, cinco covas já estavam abertas e a coveira mostrou para a equipe como era o movimento que ela realizava diariamente para enterrar os corpos.
Um homem não identificado filmou a ação de longe e, no dia seguinte, antes da reportagem ir ao ar, diversos ataques à repórter e à emissora começaram a ser compartilhados nas redes sociais. “Quando eu cheguei na TV, comecei a receber o vídeo pelo WhatsApp. Não fazia sentido, era uma matéria para elogiar os coveiros”, contou Bermudes, por telefone. Ao ver as imagens fora de contexto, a equipe decidiu não exibir essa cena no corte final da reportagem, mas decidiu que a repórter Marla Bermudes iria se pronunciar publicamente na TV sobre o caso.
“Os profissionais envolvidos estão sendo atacados nas redes sociais, de maneira covarde. A Rede Vitória tomará todas as medidas cabíveis, seja fortalecendo a transparência, seja via judicial contra a produção e o compartilhamento do ataque virtual criminoso”, afirmou a Rede Vitória de Comunicação, em nota.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital