UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo em cemitério ‘prova’ que a mídia inventa enterros de mortos por Covid-19
01.04.2021 - 19h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo de uma pessoa com roupa de proteção, cavando um buraco em um cemitério e sendo filmada por uma equipe com uma câmera profissional. A legenda que acompanha a gravação afirma que essa seria a prova de que o enterro teria sido inventado. Todos usam máscaras, o que indica que a gravação ocorreu durante a pandemia da Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Olha a mídia aí que mostra o que interessa do jeitinho deles. Continua mesmo vendo redeglobo. Nego inventa até enterro”
Legenda que acompanha o vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelo WhatsApp não “inventa um enterro” para desinformar pessoas sobre a gravidade da pandemia da Covid-19. Na realidade, a gravação mostra a produção de uma reportagem especial da TV Vitória, uma afiliada da Rede Record, que falou sobre a rotina de trabalho dos coveiros. Em nenhum momento essa equipe estava simulando um enterro de uma pessoa que morreu com a doença.
Com a pandemia da Covid-19, a TV Vitória vem produzindo reportagens homenageando profissionais que trabalham na linha de frente da crise de saúde. No dia 30 de março, uma equipe do canal foi ao Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha (ES), para realizar uma entrevista com uma coveira. A ideia era mostrar o dia a dia da trabalhadora, apontando os cuidados necessários que ela tomava durante o serviço.
Para ilustrar, os cinegrafistas captaram diversas imagens de apoio que mostram a coveira realizando ações diárias, como lavar as mãos e tirar o equipamento de proteção. Esse é um procedimento comum realizado por equipes de televisão para contar melhor uma história. A repórter Marla Bermudes afirma que, quando chegaram ao cemitério, cinco covas já estavam abertas e a coveira mostrou para a equipe como era o movimento que ela realizava diariamente para enterrar os corpos.
Um homem não identificado filmou a ação de longe e, no dia seguinte, antes da reportagem ir ao ar, diversos ataques à repórter e à emissora começaram a ser compartilhados nas redes sociais. “Quando eu cheguei na TV, comecei a receber o vídeo pelo WhatsApp. Não fazia sentido, era uma matéria para elogiar os coveiros”, contou Bermudes, por telefone. Ao ver as imagens fora de contexto, a equipe decidiu não exibir essa cena no corte final da reportagem, mas decidiu que a repórter Marla Bermudes iria se pronunciar publicamente na TV sobre o caso.
“Os profissionais envolvidos estão sendo atacados nas redes sociais, de maneira covarde. A Rede Vitória tomará todas as medidas cabíveis, seja fortalecendo a transparência, seja via judicial contra a produção e o compartilhamento do ataque virtual criminoso”, afirmou a Rede Vitória de Comunicação, em nota.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.09.2024 - 16h03
Fraude
É golpe plataforma que ‘remunera’ por avaliações de anúncios no Facebook

Circulam nas redes publicações sobre uma suposta premiação de R$ 250, pagos pelo Facebook, para quem avaliar anúncios da rede social, a partir da ferramenta “Facebook Safespace”. É falso. O Facebook não promove tal plataforma, nem qualquer outra ferramenta a partir da avaliação de propagandas. Usuários denunciaram a fraude no Reclame AQUI. 


Gabriela Soares
12.09.2024 - 14h41
verificação
É falso que traficantes foram executados na frente de crianças na China

Circula nas redes um post afirmando que dois traficantes foram executados na frente de crianças na China para “educá-las”. É falso. Os homens foram condenados à pena de morte na presença das crianças, mas mortos em outro espaço. O caso ocorreu no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no dia 26 de junho na China.


Evelyn Fagundes
12.09.2024 - 13h29
Política
É deepfake vídeo em que Lula e Janja fazem comentários de teor sexual

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o presidente Lula e a primeira-dama Janja fazendo comentários de teor escatológico e sexual. É falso. Trata-se de uma deepfake. O conteúdo foi manipulado a partir de uma live presidencial de dezembro de 2023, em que nenhum dos comentários foi feito.

Catiane Pereira
12.09.2024 - 12h56
Saúde
É falso que mpox seja efeito colateral da vacina da Covid-19

Circula nas redes a informação de que a mpox [conhecida anteriormente como varíola dos macacos] seria na verdade um efeito colateral das vacinas da Covid-19. É falso. Não há qualquer evidência científica. A mpox é causada pelo vírus MPXV, pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae — sem qualquer relação com o vírus Sars-CoV-2

Ítalo Rômany
11.09.2024 - 17h35
Clima
Governo Lula não comprou drone que provoca queimadas

Publicações nas redes sociais mostram um drone de ignição aérea e alegam que o governo federal teria comprado o equipamento. As postagens associam a suposta compra a queimadas criminosas. É falso. O drone foi projetado para combater incêndios e não foi comprado pelo governo brasileiro.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital