UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Padre Marcelo Rossi não gravou áudio com apologia a golpe militar
16.04.2021 - 13h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula no Whatsapp um arquivo de áudio no qual um homem faz uma “reflexão política”. Ele afirma que o país está “mergulhado numa crise moral, financeira e política”. O autor da gravação defende que se os partidos “que estão apoiando os direitos humanos” retornarem à presidência,  “vai ser muito fácil a população começar a exigir uma intervenção militar”. As mensagens que acompanham o áudio atribuem sua autoria ao padre Marcelo Rossi.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“A grande preocupação agora são essas eleições. Se sobe um partido como eles [partidos de esquerda], a crise que nós estamos vivendo vai ser tão séria que a gente termine até em uma revolução. Porque vai ser muito fácil as pessoas do centro-oeste, sul e sudeste não aceitarem este governo. Vai ser muito fácil nós começarmos a ver manifestações políticas sérias, vai ser muito fácil a população começar a exigir uma intervenção militar”
Trecho de áudio atribuído a padre Marcelo Rossi que circula no Whatsapp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O áudio não é do padre Marcelo. Em uma transmissão ao vivo, feita em sua página oficial no Facebook, ele disse que não tem WhatsApp e que “padre Marcelo não se mete em política”. O padre classificou as declarações do áudio como “absurdas” e pediu aos seus seguidores que descobrissem quem foi o autor da gravação, para que pudesse orar por ele. “Essa pessoa não pode fazer o que ela fez, isso é muito chato”, disse.
Este mesmo áudio circulou em setembro de 2018, período próximo às últimas eleições presidenciais. Na época, o site Fato ou Fake verificou esse conteúdo e descobriu que as declarações foram feitas pelo apóstolo Rina, da igreja Bola de Neve. O pastor declarou ao portal que as falas foram realizadas durante um curso que ele ministrava e que não tinha interesse que seu conteúdo fosse disseminado pelas redes.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital