UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de Lula sendo recebido com protestos é antigo e não foi gravado em Pernambuco
22.04.2021 - 18h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula por grupos de WhatsApp um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recepcionado por manifestantes aos gritos de “o ladrão chegou” e “lula, ladrão, teu lugar é na prisão”. De acordo com a legenda, a gravação foi feita recentemente em Pernambuco, onde o político supostamente faria um discurso e a multidão teria “frustrado o comício”. O vídeo não especifica em qual cidade de Pernambuco foi gravado ou a data, mas vem sendo compartilhado como se fosse atual. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Esta recepção foi agora aqui em Pernambuco.
Quero ver o stf que soltou lula e disse que ele é inocente, impedir o povo dizer que ele é ladrão”
Vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
O vídeo analisado pela Lupa é uma montagem de cenas de protestos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nenhum deles ocorrido recentemente ou em Pernambuco. A montagem foi publicada originalmente em novembro de 2019, quando o presidente deixou a prisão. Na época, ele participou do Festival Lula Livre, em Recife. Esta foi sua última aparição pública, antes da pandemia.
A montagem foi feita com quatro vídeos diferentes. O primeiro, entre o segundo 14 e o 25, foi gravado por alguém que estava muito próximo ao político, e não é possível saber onde ele estava. O áudio original, porém, foi substituído pelos gritos de um protesto no qual os manifestantes dizem “o ladrão chegou”. É possível reparar na mudança aos 17 segundos. Mensagem idêntica foi entoada em 7 de abril de 2018, quando o ex-presidente foi preso em Curitiba. O mesmo arquivo de áudio continua no segundo vídeo, que mostra manifestantes com a camisa do Brasil.
A partir do segundo 37, as cenas e o áudio mudam. Por meio de uma busca reversa, foi possível localizar a versão original. Trata-se de uma gravação feita em março de 2018, quando Lula visitou a cidade de Santa Maria (RS) e foi recebido com gritos de “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão”. Naquela ocasião, apoiadores e manifestantes contrários entraram em conflito.
Ao final, a cena de uma fila de carros foi adicionada à montagem. Um narrador afirma que alguém “vai ter que sair de helicóptero”, sem mencionar o nome. Não é possível confirmar, portanto, que o narrador se referia ao ex-presidente.
A assessoria de imprensa do petista informou, em nota pelo WhatsApp, que a última aparição de Lula em Pernambuco foi em novembro de 2019, quando participou do festival Lula Livre, em Recife. A nota também afirmou que desde o início da pandemia ele não teve agendas pelo Brasil.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital