UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Teste rápido para Covid-19 não dá positivo quando entra em contato com a água
23.04.2021 - 11h16
Rio de Janeiro - RJ
Circula no Whatsapp uma mensagem que afirma que a água da torneira testa positivo para Covid-19. Junto com o texto, é compartilhado um vídeo, em que uma pessoa coloca um teste rápido do laboratório Abbott debaixo d’água e mostra o suposto resultado positivo para a doença.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Água da torneira testa positivo para Covid-19”
Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A água não testa positivo, quando colocada em contato com o exame rápido. De acordo com o laboratório Abbott, que produz o teste que aparece nas imagens, o líquido apenas estragou o equipamento. Como é possível ver no vídeo, todo o mostrador do teste fica vermelho. Quando o teste é realizado com materiais adequados, apenas uma barra deve aparecer nas partes do mostrador indicadas com as letras C e T.
A assessoria de imprensa da Abbott explicou que alimentos e líquidos interferem no funcionamento dos reagentes presentes no dispositivo. A assessoria acrescentou ainda que o teste rápido deve ser usado apenas com amostras coletadas por um swab nasal ou nasofaríngeo inserido nas narinas de uma pessoa, conforme as instruções deste manual.
Esse exame não pode ser comprado em farmácias no Brasil. Ele tem autorização para ser aplicado apenas por profissionais da saúde.

“E lembrei que esses testes foram fabricados na China”
Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Abbott é uma empresa fundada em Chicago, nos EUA. A sua sede permanece no país de origem e a produção dos testes rápidos é realizada na Alemanha.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.04.2025 - 12h44
Redes
Não há provas de golpe com falsos avisos de multa do Detran

Circula nas redes a imagem de um aviso de multa com QR Code atribuído ao Detran-SP, acompanhado de um alerta de golpe bancário. É falso. O link contido no código leva ao site oficial do órgão estadual, e o Detran-SP e a SSP-SP não receberam denúncias. O órgão reforça que não emite multas em para-brisas de carros.

Gabriela Soares
23.04.2025 - 11h55
Política
Lula não forjou entrega de habitação usando casa cenográfica em estúdio

Circula nas redes sociais uma foto que, supostamente, mostra o presidente Lula forjando a entrega de uma moradia popular em um estúdio. É falso. A imagem foi tirada na Feira Internacional da Construção Civil (Feicon), em São Paulo, onde Lula posou em frente a um protótipo do programa Minha Casa, Minha Vida.

Gabriela Soares
22.04.2025 - 12h06
Cidades
Afirmação sobre CPI do MST na Bahia ignora decisão final da Justiça

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que a Assembleia Legislativa da Bahia foi obrigada pelo Tribunal de Justiça do estado a instalar CPI para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Falta Contexto. Desembargador havia dado liminar favorável à instalação, mas o Plenário da Corte decretou fim da comissão.

Ítalo Rômany
22.04.2025 - 11h08
Tecnologia
É falso que inventor do Zimbábue criou carro movido a ondas de rádio

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que um inventor do Zimbábue criou carros movidos a radiofrequência, que não dependem de combustíveis fósseis nem de alimentação externa de energia elétrica. É falso. A suposta invenção circula nas redes desde 2013, mas nunca foi comprovada. O falso inventor já foi desmascarado por sites especializados.

João Pedro Capobianco
22.04.2025 - 11h01
Covid-19
É falso que autópsia em Singapura revelou que Covid-19 é causada por bactéria exposta à radiação

 É falso que Singapura tenha descoberto, por meio de autópsia, que a Covid-19 é causada por uma bactéria exposta à radiação. O Ministério da Saúde do país desmentiu o boato, e especialistas reforçam que a doença é provocada pelo vírus SARS-CoV-2.


Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital