UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Teste rápido para Covid-19 não dá positivo quando entra em contato com a água
23.04.2021 - 11h16
Rio de Janeiro - RJ
Circula no Whatsapp uma mensagem que afirma que a água da torneira testa positivo para Covid-19. Junto com o texto, é compartilhado um vídeo, em que uma pessoa coloca um teste rápido do laboratório Abbott debaixo d’água e mostra o suposto resultado positivo para a doença.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Água da torneira testa positivo para Covid-19”
Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A água não testa positivo, quando colocada em contato com o exame rápido. De acordo com o laboratório Abbott, que produz o teste que aparece nas imagens, o líquido apenas estragou o equipamento. Como é possível ver no vídeo, todo o mostrador do teste fica vermelho. Quando o teste é realizado com materiais adequados, apenas uma barra deve aparecer nas partes do mostrador indicadas com as letras C e T.
A assessoria de imprensa da Abbott explicou que alimentos e líquidos interferem no funcionamento dos reagentes presentes no dispositivo. A assessoria acrescentou ainda que o teste rápido deve ser usado apenas com amostras coletadas por um swab nasal ou nasofaríngeo inserido nas narinas de uma pessoa, conforme as instruções deste manual.
Esse exame não pode ser comprado em farmácias no Brasil. Ele tem autorização para ser aplicado apenas por profissionais da saúde.

“E lembrei que esses testes foram fabricados na China”
Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Abbott é uma empresa fundada em Chicago, nos EUA. A sua sede permanece no país de origem e a produção dos testes rápidos é realizada na Alemanha.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital