UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Com vídeo de 2019, Bolsonaro mente sobre reportagem de jornal espanhol
27.04.2021 - 16h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que sugere que a edição do El País no Brasil alterou a manchete de um texto publicado originalmente em espanhol para prejudicar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o autor do vídeo, o título do texto em espanhol dizia que o presidente brasileiro “animou” os investidores, enquanto a reportagem brasileira dizia que o presidente “decepcionou”. Na última segunda-feira (26 de abril de 2021), o próprio presidente publicou este vídeo em suas redes sociais, dizendo que quem lê jornal está “desinformado”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“‘Bolsonaro anima os executivos de Davos a investir no Brasil’. Alicia González. Ou seja, uma manchete positiva sobre a participação dele. E aí eu fui ver a mesma publicação na parte brasileira do jornal: ‘O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos’. Ou seja, o contrário do que está publicado na Espanha, a mesma repórter”
Trecho de vídeo publicado no Facebook que, em 26 de abril, contava com cerca de 150 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Animar, em espanhol, não tem exatamente o mesmo significado que em português, e a tradução feita no vídeo, portanto, é incorreta. Além disso, o vídeo em questão é de 2019. Bolsonaro nem sequer participou do Fórum Econômico Mundial em 2021. Por causa da pandemia, neste ano, o evento foi realizado online.
Em 2019, ano em que Bolsonaro fez sua primeira e, até o momento, única aparição em Davos, o jornal espanhol El País publicou a mesma reportagem, de autoria de Alicia González, com títulos diferentes em espanhol e português. Na versão espanhola, o texto era intitulado “Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil”, enquanto na versão brasileira o título era “O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos”.
Em espanhol, contudo, animar significa “incitar alguém a tomar uma ação”. Dessa forma, difere-se do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a “transmitir ânimo”, “dar vida” ou “estimular”.
Na ocasião, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), publicou este vídeo em suas redes sociais. A própria autora do texto explicou que a interpretação do vídeo estava equivocada. “Você está fazendo uma má tradução do espanhol, [é] um falso cognato. ‘Anima’ significa pedir [em espanhol], e não convencer”, disse.
O conteúdo dos textos é similar nas edições brasileira e espanhola. Já no primeiro parágrafo a jornalista escreve que: “Havia expectativa no Fórum Econômico Mundial para assistir à estreia de Jair Bolsonaro em sua primeira viagem internacional desde que foi empossado, no dia 1º de janeiro passado, e se o que os investidores esperavam era alguma concretude em suas prometidas reformas, a decepção foi inevitável”.
“‘Você ouviu o Bolsonaro? Acho que foi péssimo’, comentou um executivo bancário com investimentos na América Latina. ‘Foi um pouco decepcionante que não houvesse muitos dados concretos sobre o que ele pensa fazer, mas a verdade é que as metas que fixou foram alentadoras’, avaliava, muito mais positivamente, o economista-chefe da seguradora de riscos IHS, Nariman Behravesh”, diz outro trecho do mesmo texto, em ambas as versões.
Algumas partes do texto em português não foram incluídas na versão espanhola, incluindo uma crítica do economista Robert Shiller, que disse que o Brasil “merece alguém melhor”, e um parágrafo sobre a reação do mercado à fala de Bolsonaro.
Dois anos depois de sua participação em Davos, Bolsonaro voltou a publicar o mesmo vídeo para atacar a imprensa, usando sua conta pessoal no Twitter. “Se você não lê jornal está sem informação, sê lê está desinformado”, comentou. Até esta terça (27), às 14h13, a publicação havia sido retuitada por mais de 25,5 mil pessoas. O Estadão Verifica também checou publicação semelhante.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital