UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra ala de hospital vazia não prova que notícias sobre Covid-19 na televisão são falsas
28.04.2021 - 16h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que enfermeiras mostram camas vazias em um hospital, em tom de comemoração. Na legenda, é dito que a pandemia está passando, mas que “notícias falsas” na televisão “querem mostrar o caos”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Estamos si livrando desse mal, não vamos por notícias falsas de TVs ou redes sociais que querem o caus, Deus seja louvado (sic)”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 15h45 do dia 28 de abril de 2021, tinha sido compartilhado por cerca de 298 mil pessoas
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais é real, mas foi retirado de contexto para espalhar desinformação sobre a pandemia de Covid-19. As cenas foram gravadas em uma UTI exclusiva para Covid-19 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, Paraíba, em 31 de março. Na ocasião, o número de leitos ocupados na ala chegou a zero, após redução no número de casos. Isso, porém, não é representativo da situação da pandemia na capital da Paraíba ou no Brasil, e sim um caso isolado. O cenário em 31 de março não era positivo no resto do país nem na cidade de João Pessoa. No Brasil, foram 90.638 casos registrados e 3.869 mortes naquele dia ― 388 desses casos e 32 dessas mortes ocorreram na capital da Paraíba. As informações são do Ministério da Saúde.
Segundo a Unimed João Pessoa, proprietária do hospital, o vídeo foi gravado durante um plantão noturno, no qual uma ala exclusiva foi desativada devido à redução no número de pacientes. “A equipe que aparece nas imagens comemora o fato de que, após o crescimento de casos de covid-19, houve uma redução nos atendimentos, o que, naquele momento, possibilitou que a UTI estivesse sem pacientes”, aponta o texto. Porém, a Unimed alerta para o uso equivocado da gravação. “O uso do vídeo em qualquer outro contexto que procure distorcer o fato em si é tendencioso e não verdadeiro.”
De acordo com a empresa, desde o início da pandemia, há um plano de contingência no hospital que permite expandir ou retrair a área destinada a pacientes com Covid-19 de acordo com a demanda. “A ativação ou desativação temporária acompanha os resultados estatísticos diários, com curvas semanais de tendência que amparam as decisões quinzenais, seguindo o ciclo viral”, afirma a nota.
A Unimed lembra, ainda, que um cenário “momentaneamente favorável”, como o do hospital mostrado no vídeo, não justifica a redução das precauções com o vírus. “A Unimed João Pessoa alerta a sociedade sobre a importância da manutenção das medidas preventivas ativas, como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras”, conclui o texto.

Fora do Brasil

No exterior, produtores de desinformação usaram esse vídeo para “provar” a suposta “farsa” da pandemia. Esse vídeo foi publicado em diversas partes do mundo, incluindo Canadá e Geórgia.
Esse vídeo também foi analisado pelo Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital