UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Embraer publicou vídeo publicitário com frases de cunho político
06.05.2021 - 17h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma peça publicitária que, supostamente, teria sido produzida pela Embraer. Essa “peça publicitária” mostra aviões decolando e frases como “os impostos mais caros do mundo”, “os políticos mais corruptos do mundo” e “o país onde mais se mata policiais”, e conclui pedindo para a audiência “resgatar o Brasil”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Que coragem da Embraer de fazer este filme e publicá-lo!”
Legenda de vídeo que, até às 16h do dia 6 de de maio de 2021, tinha sido compartilhado por usuários no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelas redes sociais com frases de cunho político não foi produzido pela Embraer, conglomerado transnacional brasileiro. As imagens e o áudio da gravação, de fato, foram produzidas pela empresa e publicadas em seu canal no YouTube. O vídeo tinha o objetivo de promover a participação da companhia no Paris Air Show, um dos principais eventos da indústria aeronáutica, e não apresentava nenhuma mensagem de cunho político escrita na tela.
A versão que circula atualmente pelo Facebook foi editada para incluir mensagens escritas na tela dizendo que o Brasil teria “os impostos mais caros do mundo” e “os políticos mais corruptos do mundo”. Procurada, a assessoria de imprensa disse que o vídeo que circula atualmente não tem relação com a empresa.
Uma checagem semelhante foi feita pelo Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 16h00
Economia
É falso que homem tenha sido expulso de supermercado por trocar etiquetas de preço

Uma suposta notícia afirma que um homem foi expulso de um supermercado após trocar as etiquetas de preço por valores superiores. O post inclui a imagem de um indivíduo em um comércio. É falso. A legenda é enganosa e não há qualquer embasamento factual. A foto é de 2022, quando uma pessoa foi flagrada tentando esconder uma peça de carne na bermuda.

Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 15h32
Política
É falso que Mauro Cid nunca usou a palavra ‘golpe’ em delação

Circula nas redes um áudio em que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que, na delação feita ao STF, não utilizou a palavra “golpe”. É falso. Cid se refere ao episódio de 8 de janeiro como “golpe” e, além disso, quando é indagado com perguntas sobre o golpe, o tenente assente pelo termo e não faz objeções


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 12h23
Alimentação
Chefe Jamie Oliver não processou McDonald’s pelo uso de amônia em alimentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o chefe de cozinha britânico Jamie Oliver venceu uma ação judicial contra a rede de fast-food McDonald’s. É falso. Não houve processo. Após Oliver demonstrar na TV como um hambúrguer do McDonald 's era feito, a empresa deixou de usar hidróxido de amônio em suas receitas.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital