UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Brasil é o único país que utiliza urnas eletrônicas sem voto impresso
19.05.2021 - 16h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp que o Brasil é o único país que utiliza urnas eletrônicas sem a impressão de um comprovante de voto. O texto, cujo título foi replicado nas redes sociais, afirma que mais de 30 países adotaram o voto impresso. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Brasil é o único país que utiliza urnas eletrônicas sem voto impresso”
Título de um texto do site Diário do Poder reproduzido nas redes sociais e que, até 15h do dia 19 de maio, havia sido visualizado por mais de 3,5 mil pessoas no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com um levantamento do International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA), que compila dados de 178 países, ao menos 27 deles utilizam algum tipo de tecnologia eletrônica em eleições nacionais, e 16 deles usam uma tecnologia de urna eletrônica. Em alguns desses, o voto é inteiramente digital, sem voto impresso.
Na Índia, na Rússia, na França e nos Estados Unidos, por exemplo, há voto eletrônico sem impressão. Nesses três últimos, o uso de urnas eletrônicas é limitado a algumas regiões do país.
A urna eletrônica começou a ser implementada em 1998 na Índia e, atualmente, é usada em todo o país. Em 2013, a impressão do voto começou a ser testada, mas continua pouco representativa no universo de 900 milhões de eleitores. Em 2019, seguindo uma determinação da Suprema Corte, o país comparou uma amostra aleatória dos resultados das urnas e dos registros em papel e atestou a eficiência do voto eletrônico.
Na Rússia, a votação que terminou por reeleger o presidente Vladmir Putin em 2018 teve apenas 10% das seções eleitorais equipadas com urnas eletrônicas. O voto não era impresso. No entanto, foi a votação em papel, usada na maioria do país, que levantou suspeitas de fraude. À época, viralizaram nas redes sociais imagens de funcionários colocando cédulas extras nas urnas.
As urnas eletrônicas também dividem espaço com a votação em papel na França. Nas últimas eleições presidenciais, em 2017, apenas 60 de seus 434 municípios contaram com urnas eletrônicas. Também não há impressão do voto nas urnas eletrônicas.
Já nos Estados Unidos, onde cada um dos 50 estados tem autonomia para definir suas regras eleitorais, alguns estados usam urnas eletrônicas, e alguns desses estados tem voto impresso, enquanto outros não. Segundo levantamento da National Conference of State Legislatures (NCSL), 18 estados exigem um comprovante verificado pelo eleitor. Outros 13 não têm legislação que imponha a impressão do voto, ainda que isso seja feito em 9 deles.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital