UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo do Ceará não enviou ninguém a aeroporto para receber vacinas contra Covid-19
28.05.2021 - 13h29
Rio de Janeiro - RJ
Circula em grupos no WhatsApp um vídeo em que um homem faz críticas ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), por não ter enviado ninguém para receber doses da vacina contra a Covid-19 no aeroporto de Fortaleza, capital do Ceará. O texto que acompanha o vídeo diz que “o avião não pode ficar o dia todo parado no pátio do aeroporto”, e sugere que a carga não foi recebida. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“E o Genocida é o Bolsonaro!!! BOLSONARO envia VACINAS para Fortaleza-Ceará, o avião não pode ficar o DIA TODO parado no pátio do aeroporto. NINGUÉM do Governo de Camilo Santana (PT) foi receber. Até o trabalhador do Aeroporto indignado com descaso”
Texto que circula junto a vídeo em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com o texto que circula pelo WhatsApp, o homem vestido com um colete laranja seria um trabalhador do aeroporto. Mas, na verdade, é o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PROS). As imagens foram publicadas em suas redes sociais no dia 3 de maio. “Mandar algum deputado teu aí, da base do governo, receber as vacinas… nada que vem. Porque vocês são uns desgraçados que mataram o povo. Agora, na hora de salvar, não tem nem um aqui no aeroporto”, critica o vereador no vídeo.
Fora de contexto, a fala de Alberto pode levar à compreensão de que o governo do Ceará não foi receber os imunizantes no aeroporto de Fortaleza, mas o carregamento foi recepcionado por funcionários da Secretaria de Saúde. Em 3 de maio, o estado recebeu o 18º lote de vacinas contra a Covid-19, incluindo a primeira remessa de 17,5 mil doses da Pfizer/BioNTech. Como o imunizante precisa ser conservado em temperaturas muito baixas, a remessa chegou ao Ceará em caixas especiais com placas de gelo.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Ceará negou problemas na recepção das cargas de vacina. O órgão afirmou que todos os carregamentos enviados ao estado foram recebidos por técnicos da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), além de terem sido escoltadas por agentes de segurança.
“Ainda no aeroporto, os técnicos fazem a contagem das doses e a aferição da temperatura. Os volumes são enviados para a Rede de Frio Estadual, onde são organizados para distribuição. Em até 24 horas, as vacinas chegam às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS)”, informou a secretaria.
A assessoria do Ministério da Saúde informou que o órgão não foi notificado de problemas no recebimento de doses da vacina contra a Covid-19 e que a distribuição continua ocorrendo regularmente pelo país.
A Lupa ligou para o gabinete do Inspetor Alberto nos dias 26 e 27 de maio, mas não conseguiu contato. Ao Estadão Verifica, a assessoria do parlamentar afirmou que Alberto não se referia no vídeo a atrasos na entrega, mas questionava a ausência de aliados do governador Camilo Santana no aeroporto. O vereador estaria reclamando da “falta de créditos ao Governo Federal, ao presidente Bolsonaro e ao Ministério da Saúde” pelo envio das doses.
Segundo o Vacinômetro do governo do Ceará, até o momento foram recebidas 3,7 milhões de doses. Nesta quarta-feira (26), o estado recebeu o 29º lote de imunizantes.
Este conteúdo também foi analisado por Fato ou Fake e Estadão Verifica.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.02.2024 - 12h27
Saúde
Brasileiro que testou ivermectina não foi premiado como ‘melhor médico cientista do mundo’

Circula no WhatsApp que um médico brasileiro teria ganhado o título de “Melhor Cientista Médico do Mundo” pelo teste com ivermectina para prevenir e tratar a Covid-19. É falso. O brasileiro foi condecorado por um grupo que defende tratamentos comprovadamente ineficazes. O estudo citado com ivermectina não comprovou a eficácia do antiparasitário.

Carol Macário
21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital