UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Lula foi ‘expulso’ por manifestantes em cidade na Bahia
28.05.2021 - 18h01
Rio de Janeiro - RJ
Circula por grupos de WhatsApp que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “expulso” recentemente da cidade de Itanagra, na Bahia, a 91 quilômetros de Salvador. O conteúdo é acompanhado de um vídeo de 39 segundos que mostra um ônibus com o adesivo “Lula pelo Brasil” passando por apoiadores (com boné vermelho) e manifestantes contrários. Pelo áudio, pessoas que não apoiam o petista gritam “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão” e outros xingamentos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Lula acaba de ser expulso da cidade de Itanagrá na Bahia. O Exército teve que fazer a segurança. A população não aguenta mais esse corrupto e sua quadrilha”Vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Lula não foi “expulso” recentemente do município baiano de Itanagra. A última vez que Lula esteve na Bahia foi em novembro de 2019, pouco depois de deixar a prisão em Curitiba. Na ocasião, ele participou de uma reunião da Executiva Nacional do PT em Salvador. De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, a viagem ao estado naquele ano não incluiu passagem por Itanagra. Pelas redes sociais do ex-presidente, é possível ter uma ideia da agenda recente. Ele teve compromissos em cidades como Diadema (SP) e Brasília, e não na Bahia.
O vídeo, que viralizou também pelas redes sociais, foi gravado em março de 2018, durante a passagem da caravana Lula pelo Brasil por municípios gaúchos. Na ocasião, manifestantes contrários aguardavam o petista em São Vicente do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Uma gravação feita naquele dia pelo Movimento Brasil Livre (MBL) mostra a mesma cena. Diferentemente do que sugere o conteúdo que circula atualmente, o ex-presidente não foi expulso. Embora tenha sido hostilizado por manifestantes, ele foi também recebido por apoiadores.
Os ônibus que aparecem no vídeo integraram a caravana Lula pelo Brasil, realizada em 2017 e em 2018 quando o petista era pré-candidato a presidente nas eleições de 2018. O projeto começou justamente na Bahia, onde participou de atividades em Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde, Feira de Santana e Jandaíra. Na época, ele foi recebido por uma maioria de simpatizantes, embora, em Salvador, manifestantes contrários tenham protestado.
A caravana foi hostilizada em algumas cidades por onde passou, especialmente na região Sul do país. Em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, por exemplo, o grupo foi recebido com ovadas. Contudo, não há registro de que ele tenha sido efetivamente expulso de nenhuma cidade do país.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital