UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Lula foi ‘expulso’ por manifestantes em cidade na Bahia
28.05.2021 - 18h01
Rio de Janeiro - RJ
Circula por grupos de WhatsApp que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “expulso” recentemente da cidade de Itanagra, na Bahia, a 91 quilômetros de Salvador. O conteúdo é acompanhado de um vídeo de 39 segundos que mostra um ônibus com o adesivo “Lula pelo Brasil” passando por apoiadores (com boné vermelho) e manifestantes contrários. Pelo áudio, pessoas que não apoiam o petista gritam “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão” e outros xingamentos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Lula acaba de ser expulso da cidade de Itanagrá na Bahia. O Exército teve que fazer a segurança. A população não aguenta mais esse corrupto e sua quadrilha”Vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Lula não foi “expulso” recentemente do município baiano de Itanagra. A última vez que Lula esteve na Bahia foi em novembro de 2019, pouco depois de deixar a prisão em Curitiba. Na ocasião, ele participou de uma reunião da Executiva Nacional do PT em Salvador. De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, a viagem ao estado naquele ano não incluiu passagem por Itanagra. Pelas redes sociais do ex-presidente, é possível ter uma ideia da agenda recente. Ele teve compromissos em cidades como Diadema (SP) e Brasília, e não na Bahia.
O vídeo, que viralizou também pelas redes sociais, foi gravado em março de 2018, durante a passagem da caravana Lula pelo Brasil por municípios gaúchos. Na ocasião, manifestantes contrários aguardavam o petista em São Vicente do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Uma gravação feita naquele dia pelo Movimento Brasil Livre (MBL) mostra a mesma cena. Diferentemente do que sugere o conteúdo que circula atualmente, o ex-presidente não foi expulso. Embora tenha sido hostilizado por manifestantes, ele foi também recebido por apoiadores.
Os ônibus que aparecem no vídeo integraram a caravana Lula pelo Brasil, realizada em 2017 e em 2018 quando o petista era pré-candidato a presidente nas eleições de 2018. O projeto começou justamente na Bahia, onde participou de atividades em Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde, Feira de Santana e Jandaíra. Na época, ele foi recebido por uma maioria de simpatizantes, embora, em Salvador, manifestantes contrários tenham protestado.
A caravana foi hostilizada em algumas cidades por onde passou, especialmente na região Sul do país. Em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, por exemplo, o grupo foi recebido com ovadas. Contudo, não há registro de que ele tenha sido efetivamente expulso de nenhuma cidade do país.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


24.01.2025 - 17h59
Propaganda enganosa
Geraldo Alckmin não divulgou plataforma de investimento no Roda Viva

É falso que Geraldo Alckmin tenha promovido uma plataforma de investimentos em criptomoedas no Roda Viva, programa da TV Cultura. A reportagem atribuída ao Jornal Nacional não existe no site da Globo. O domínio usado para divulgar a falsa notícia é diferente do oficial.

Gabriela Soares
24.01.2025 - 17h41
Internacional
Trump não pode nomear Bolsonaro embaixador e cidadão dos EUA sem aprovação do Congresso

Circula nas redes uma mensagem afirmando que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode conceder a Jair Bolsonaro (PL) imunidade diplomática irrestrita, o título de cidadão americano e nomeá-lo como embaixador no Brasil. É falso. Essas ações não dependem exclusivamente de uma ordem de Trump, elas requerem aprovação nas casas legislativas dos EUA.


Evelyn Fagundes
24.01.2025 - 16h15
Transporte
Não foi criada nova categoria de CNH para carros automáticos; projeto segue na Câmara

Circula nas redes sociais que está em vigor uma nova lei que cria uma categoria exclusiva de CNH para carros automáticos. É falso. O Projeto de Lei 7746/2017, que propõe essa mudança, ainda tramita na Câmara e não foi aprovado nem sancionado pelo presidente. Portanto, não entrou em vigor.

Catiane Pereira
24.01.2025 - 15h49
Economia
Doação de ossadas é realizada há mais de uma década por projeto social

Vídeo nas redes sociais mostra um homem distribuindo ossadas para a população. “A legenda que acompanha o vídeo diz “a fila do osso continua no Nordeste”, indicando que é uma ação recente. Falta contexto. A iniciativa é realizada por um projeto social com 15 anos de atuação.

Maiquel Rosauro
24.01.2025 - 08h59
Política
É falso que TCU aprovou pedido de impeachment de Lula

Circula nas redes a afirmação de que o TCU aprovou um pedido de impeachment do presidente Lula devido a uma pedalada fiscal de R$ 6 bilhões. É falso. O Tribunal não possui competência constitucional para tal prerrogativa. A responsabilidade de aprovar impeachment é da Câmara e do Senado, conforme a Lei 1.079/1950.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital