UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Fotos que mostram ‘governo federal trabalhando’ são antigas e foram tiradas em rodovia estadual de SP
08.06.2021 - 15h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma montagem com o antes e depois de um trecho de uma estrada. A legenda da imagem afirma que enquanto “parasitas” atacam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo federal estaria trabalhando e finalizando obras para a população. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Enquanto os parasitas atacam o Presidente, o governo federal segue trabalhando… Imagem linda”
Texto em imagem que, até as 15h do dia 8 de junho de 2021, tinha compartilhado por mais de 800 pessoas no Facebook
Falso
O trecho da estrada mostrado nas imagens não foi pavimentado pelo governo federal, e nem durante a gestão de Bolsonaro. As fotografias mostram a SP-321 (Rodovia Cezário José de Castilho), sob responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Obras de duplicação na estrada, em um trecho de 67 quilômetros entre as cidades de Bauru e Catanduva, foram concluídas pelo governo paulista em 2015. A imagem da obra finalizada pode ser vista no perfil do Flickr do Governo de São Paulo e também no site Fotos Públicas.
Em fevereiro de 2015, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou a estrada que, segundo as autoridades paulistas, recebeu um investimento de R$ 186,2 milhões.
A foto da estrada ainda em construção pode ser encontrada na ferramenta de busca reversa Tineye, que registra que essa imagem esteve presente no site do governo de São Paulo em setembro de 2014. Ela não aparece mais no site. Contudo, é possível reparar, comparando as duas fotos, que se trata da mesma localidade.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital